Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal lança três editais de cursos técnicos: 102 vagas em três municípios de Alagoas

Seleções seguem novas regras da atualização da Lei de Cotas, incluindo quilombolas e reduzindo teto de renda
por Elaine Rodrigues publicado: 23/11/2023 14h07, última modificação: 23/11/2023 14h07

Nesta quinta-feira, 23, o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) inicia as inscrições para três cursos técnicos. Dois deles subsequentes, voltados para quem já possui o ensino médio, e um na modalidade Educação de Jovens e Adultos. São 102 vagas distribuídas nos campi São Miguel dos Campos, Benedito Bentes e Murici.

Em São Miguel dos Campos, o edital n. 56/2023 oferta 36 vagas para o curso técnico subsequente em Segurança do Trabalho. As aulas são presenciais, no período noturno. O pré-requisito é ter concluído o ensino médio ou equivalente até a data da matrícula, cujo edital está previsto para ser divulgado no dia 2 de janeiro de 2024.

As inscrições podem ser feitas até o dia 17 de dezembro, pelo site do Exame de Seleção do Ifal. Não há taxa de inscrição, a seleção é feita com base nas médias do histórico escolar e o curso ofertado é totalmente gratuito, assim como os demais cursos ofertados pelo Ifal. Saiba mais sobre o curso técnico em Segurança do Trabalho!

O Campus Benedito Bentes oferta 26 vagas para o curso técnico em Enfermagem, pelo edital n. 57/2023 do Ifal. Para participar também é necessário ter o ensino médio ou equivalente até a data da matrícula. O curso técnico em Enfermagem é integral, ocorre nos períodos da manhã e tarde e as aulas também são presenciais. O processo de seleção também é semelhante ao do Campus São Miguel, totalmente gratuito e feito on-line, pelo site do Exame de Seleção do Ifal. Atenção, as inscrições terminam no dia 17 de dezembro. Saiba mais sobre o curso técnico em Enfermagem!

O terceiro edital é o n. 58/2023, referente ao Campus Murici. São ofertadas 40 vagas para o curso técnico em Alimentos, no período noturno. Esse curso é voltado para a modalidade Educação de Jovens e Adultos e possui dois pré-requisitos: ter concluído o ensino fundamental ou equivalente até a data da matrícula e ter idade mínima de 18 anos até a data da matrícula. Os candidatos precisam fazer a inscrição até o dia 15 de dezembro de forma presencial, na Coordenação de Registros Acadêmicos do Campus Murici, das 8h às 16h. Saiba mais sobre o curso técnico em Alimentos!

Atualização da Lei de Cotas

Esses três editais seguem a atualização da Lei de Cotas, que determina uma reserva de vagas para candidatos que ingressam em instituições federais de ensino. De acordo com o chefe do Departamento de Seleção de Ingressos do Ifal, Eduardo Frigoletto, os editais estão “devidamente adaptados à nova ação afirmativa (Quilombolas) e com a previsão da sessão de heteroidentificação para candidatos que se autodeclararem Pretos, Pardos e Quilombolas”.

Também é possível verificar a redução do valor definido para o teto da renda familiar dos estudantes, que passou de um salário-mínimo e meio para apenas um salário-mínimo (R$ 1.320), conforme a atualização da lei.

Por fim, é importante estar atento a quem tem o direito de ingressar na seleção das vagas destinadas às cotas. O Ifal destina 70% das vagas a estudantes egressos da rede pública de ensino e, dessa forma, só pode ocupar uma das vagas destinadas às cotas quem estudou somente em escolas da rede pública.