Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal lança Repositório Digital Institucional

Ifal lança Repositório Digital Institucional

Plataforma reúne conteúdo produzido pelos cursos de pós-graduação da instituição

por Jhonathan Pino publicado: 24/02/2023 09h47, última modificação: 24/02/2023 12h15

A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPPI) realiza na próxima sexta-feira (3) o lançamento da plataforma digital do Repositório Digital Institucional do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). A ferramenta visa armazenar, preservar, organizar e disseminar a produção intelectual da comunidade, provendo o acesso aberto à informação produzida na instituição e registrada como científica, tecnológica, didática, artístico-cultural e técnico-administrativa.

A solenidade de lançamento será realizada de forma remota, por meio do Canal Oficial do Ifal no YouTube, a partir das 14h30, e contará com a participação dos bibliotecários Salim Silva Souza, do Instituto Federal de Sergipe (IFS) e Robson Beatriz de Souza, do Ifal, da também professora do Ifal e criadora da logomarca vencedora do Redifal, Maria José Oliveira, além da Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPPI), Eunice Palmeira.

Sobre o Repositório

Em setembro de 2019, teve início junto à PRPPI a proposta de um grupo de bibliotecários do Ifal para implantação desse repositório institucional. No dia 23 de junho de 2021, o Conselho Superior (Consup) aprovou a resolução nº 19/2021, que dispõe sobre a aprovação e regulamentação da política de informação do repositório institucional.

O acrônimo Redifal foi escolhido a partir de consulta pública à comunidade acadêmica, em janeiro de 2022, e contou com a contribuição de 134 (cento e trinta e quatro) servidoras/es do instituto. Adicionalmente, a logomarca do repositório foi definida através do Edital nº 22/2022 PRPPI/IFAL, de 26 de maio de 2022, sendo submetidas sete propostas. Com todas essas contribuições, desde então, o Redifal passou por atualizações e agora está disponível no endereço: https://repositorio.ifal.edu.br/.

O repositório está organizado em comunidades e subcomunidades que representam os cursos de Pós-graduação do Ifal, com o todo conteúdo gerenciado pela equipe de bibliotecários do Ifal. Os membros da comunidade acadêmica poderão enviar sua submissão de publicação ao Redifal através do e-mail repositoriodigital@ifal.edu.br

diretor de Pesquisa e Inovação da PRPPI, Eugênio Bastos, lembra que o Redifal é um projeto estratégico institucional que traz uma transformação digital "pois agora, através do repositório digital e com o suporte da equipe gestora de bibliotecários do Ifal, as entregas das publicações técnicas-científicas-acadêmicas será realizada de forma on-line, evitando a versão impressa", detalha.