Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal lança edital para início da construção da sede definitiva do Campus Santana do Ipanema

Obra tem início após garantia de repasse de recursos do Governo do Alagoas
por Jhonathan Pino publicado: 24/10/2023 14h28, última modificação: 25/10/2023 10h43

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) publicou nesta segunda-feira (23), o edital de licitação para contratar empresa especializada em engenharia, que dará inicio a primeira etapa da construção da sede definitiva do Campus do Santana do Ipanema. A sessão está agendada para o dia 14 de novembro, às 9h, no Portal de Compras do Governo Federal.

Estimada em R$ 2.348.363,37, a obra consiste  em serviços de demolição, terraplanagem e construção do muro de contorno no terreno. As especificações técnicas estão descritas nos projetos executivos de engenharia, memorial descritivo e planilhas que fazem parte do edital de licitação, disponível no Portal de Compras.

A nova licitação ocorre após a garantia de repasse de recursos oriundos do Governo de Alagoas, depois do Ifal ter passado por uma série de contratempos. “A primeira licitação ocorreu em 2013 e foi rescindida, por incapacidade técnica da contratada, em 2015. Depois deste evento, o processo de rescisão foi judicializado e a obra ficou paralisada. Concluído o processo judicial, foi contratado um laudo pericial para avaliar a estrutura existente”, pontua Jaqueline Cabral, coordenadora de Orçamento de Obras e Apoio à Licitação.

O reitor Carlos Guedes lembra que essa obra é última sede definitiva da instituição a ser construída. Para o gestor do Ifal, a viabilização do Campus só foi possível a partir do envolvimento das equipes de diferentes pró-reitorias e de representantes da classe política local.

“É um momento de gratidão às equipes de gestão da reitoria e do Campus Santana do Ipanema, e em particular a PRDI [Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional] e a PROAD [Pró-reitoria de Administração], pela dedicação, persistência e trabalho incansável. Ao nosso procurador federal, Gustavo França, sempre diligente. E um agradecimento especial ao governador de Alagoas, Paulo Dantas, por viabilizar os recursos, por meio de repasse do governo do estado e do governo federal, ao deputado Isnaldo Bulhões, por viabilizar esforços junto com a Prefeitura de Santana e à Câmara de Vereadores, por adequar e aprovar a doação do terreno para a construção do campus do Ifal na cidade”, salientou.

Sobre a unidade

O Campus Santana do Ipanema iniciou suas atividades no segundo semestre de 2010, funcionando inicialmente nas dependências da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). Em 2016, a sede provisória foi transferida para um prédio alugado. Atualmente, a unidade funciona nos três turnos e oferta curso técnico integrado e subsequente em Agropecuária e integrado em Administração, atendendo a 577 alunos oriundos de 16 municípios alagoanos.

Quando concluída, a sede definitiva terá instalações já disponíveis em outras unidades do Ifal, como auditório; biblioteca; bloco pedagógico; bloco de laboratórios especiais; vivência/cozinha; passarela; ginásio e guarita.