Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal lança edital de pré-seleção para programa acadêmico nos EUA

Ifal lança edital de pré-seleção para programa acadêmico nos EUA

Inscrições estão abertas até o dia 22 de setembro, por formulário eletrônico
por Elaine Rodrigues publicado: 08/09/2023 17h46, última modificação: 13/09/2023 10h38

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) lançou nesta sexta-feira, 8, o edital n. 25/2023, referente à seleção interna de um estudante que vai representar a instituição na seleção para participar da edição de inverno do programa Study of the U.S. Institutes for Student Leaders on Entrepreneurship and Economic Development (SUSI). O programa de intercâmbio acadêmico e profissional é voltado para estudantes e educadores de todo o mundo.

A coordenadora de Relações Internacionais do Ifal, Selma Bezerra, explica que "por meio deste edital, o Ifal escolherá uma ou um estudante que irá participar de uma seleção que será realizada pelo comitê interno do Consulado Americano". De acordo com o edital, as inscrições começam nesta sexta-feira e seguem até o dia 22 de setembro.

Podem se inscrever estudantes de graduação regularmente matriculados no Ifal, que estejam cursando entre o segundo e o penúltimo período da graduação. Também é preciso ter entre 18 e 25 anos e proficiência em inglês. Outros pré-requisitos necessários estão listados no edital.

A inscrição será feita pelo formulário eletrônico disposto neste link - https://forms.gle/9CL3qbbZQo3WAaWP9, e são necessários alguns documentos, como histórico escolar, certificado de proficiência e carta de recomendação. O resultado da seleção interna feita pelo Ifal será divulgado no dia 28 de setembro e a indicação ao Consulado Americano deve ser feita no dia 2 de outubro.

Após a indicação feita pelo Ifal, o estudante selecionado vai participar de um processo seletivo com entrevistas e análise documental. Cinco candidatos do Brasil serão indicados para competirem como finalistas.

O “Study of the U.S. Institutes (SUSIs) for Student Leaders” está marcado para ocorrer entre os dias 13 de janeiro a 17 de fevereiro de 2024, em Massachussetts, nos Estados Unidos. O programa prevê várias atividades, como discussões, leituras, apresentações em grupo e palestras com foco no empreendedorismo e desenvolvimento econômico.

Confira o edital e participe!