Notícias
Ifal lança Doutorado em Administração para servidores na próxima terça, 30
Vem aí uma oportunidade de qualificação para os servidores do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Na próxima terça-feira, 30, a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPI) lançará o Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Administração. O curso de pós-graduação stricto sensu será desenvolvido em parceria com a Universidade Nove de Julho (Uninove).
A pró-reitora Eunice Palmeira explica que o Dinter é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que permite parcerias entre instituições, viabilizando a formação de doutores em regiões fora dos grandes centros de ensino e pesquisa. “O objetivo é democratizar o acesso à pós-graduação, reduzir desigualdades regionais e fortalecer a pesquisa e o desenvolvimento local, utilizando programas já reconhecidos pela Capes”, destacou.
Assim, serão ofertadas 20 vagas para os servidores com mestrado que tiverem interesse em participar do processo seletivo para o Dinter em Administração. O curso integra o Programa de Pós-Graduação em Administração da Uninove (PPGA), que possui conceito 6 na Capes, considerado um nível de excelência. As linhas de pesquisa do PPGA são: Tomada de Decisão e Gestão Estratégica (TDE); Inovação, Empreendedorismo e Negócios Sustentáveis (IEN); e Consumo, Tecnologia e Transformação Digital (CTT).
Confira mais detalhes sobre o Dinter em Administração e o processo de seleção na live de lançamento, que está marcada para a próxima terça-feira, 30, às 19h, pelo link meet.google.com/jnk-dvdu-yrb. O acesso é feito pelo e-mail institucional.
Nova etapa na qualificação institucional
O lançamento do Dinter em Administração representa um marco na consolidação da qualificação dos servidores do Ifal. Iniciativas voltadas para a formação acadêmica e científica dos servidores são mensuradas pela instituição por meio de indicadores que medem o quantitativo de servidores afastados para programas de pós-graduação, bem como o de servidores contemplados pelo Programa de Incentivo à Qualificação em Cursos de Pós-Graduação (PiqPG) e pelos acordos de cooperação com a Universidade do Minho (em Portugal), Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Federal de Sergipe (UFS). Outro indicativo é o número de servidores contemplados pelos programas ofertados dentro do Ifal: o Mestrado Profissional em Tecnologias Ambientais (PPGTec) e o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).
“No âmbito do Ifal, a qualificação é entendida como o processo de desenvolvimento de ações que viabilizem a participação dos servidores em cursos de pós-graduação stricto sensu e pós-doutorado, propiciando a formação de profissionais que dominem a técnica, compreendam o processo produtivo, detenham o saber tecnológico e se envolvam com a pesquisa, preferencialmente aplicada”, finalizou Eunice Palmeira.
