Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal integra missão internacional que visitará universidades de Portugal e Finlândia

Geral

por Gerônimo Vicente publicado: 15/09/2015 15h09, última modificação: 18/09/2015 23h39
Divulgação Dirigentes do Ifal integram missão internacional   em visita ao país europeu

Dirigentes do Ifal integram missão internacional em visita ao país europeu

Com o objetivo de ampliar o processo de relação internacional para favorecer uma política de intercâmbio a seus alunos e corpo docente, o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) estará representado pelo reitor Sérgio Teixeira e pelo pró-reitor de Ensino, Luiz Henrique Lemos, de 16 a 25 deste mês, em mais uma missão internacional, organizada pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) ao continente europeu. A coordenadora de Relações Internacionais do Ifal, Magda Zanotto, também integra a comitiva.

Desta vez, os dirigentes visitarão centros universitários da cidade de Porto, em Portugal e de Helsinque, capital da Finlândia, localizada na região setentrional da Europa. Os dirigentes do Ifal viajam sexta-feira (18) para a cidade de Porto, em Portugal e integra a comitiva a partir de sábado (19).

Um dia antes, integrantes da comitiva brasileira que estarão em Portugal visitam  à área de Robótica e Automação do Instituto Superior de Engenharia, onde a comitiva também conhecerá redes elétricas inteligentes e eficiência energética, além de laboratórios remotos. Na sequência, serão visitados os laboratórios de Química e Biotecnologias, de Tecnologia da Informação, a unidade de E-learning (educação a distância), além da Escola Superior de Música, Teatro e Artes da Imagem e da Escola Superior de Educação.

No sábado, a programação prossegue e se inicia às 9h (em Portugal) pelo hotel-escola do Instituto Politécnico do Porto. À tarde, haverá reuniões com responsáveis por escolas e cursos de mestrados do IPP para discussão sobre possíveis convênios para beneficiar servidores da rede federal de educação.

Finlândia

No domingo (20), a missão brasileira estará na Helsinque, onde o Conif, a rede federal e o Ministério da Educação do país europeu dão continuidade à cooperação técnica que se propõe a aprofundar os laços entre os dois países.

Na primeira reunião, na segunda-feira (21) às 10h (horário local) a comitiva do Brasil será recebida por representantes dos reitores de universidades de Ciências Aplicadas da Finlândia, da Associação Finlandesa de Desenvolvimento do Ensino Técnico e Profissional, Centro de Mobilidade Internacional e Federação das Indústrias Finlandesas. No período da tarde, haverá um seminário intitulado “ Brasil- Finlândia – Excelência em Ensino e Pesquisa Aplicada”, que ocorrerá na Embaixada do Brasil em Helsinque. Na ocasião, o professor Belchior Rocha, presidente do Conif, fará uma apresentação da rede federal de educação. Em seguida será apresentado o programa de aprendizado de línguas, chamado   VET professores para o Futuro e ainda, a rede nobre de pesquisa em biomassa como cooperação entre Brasil e Finlândia.

Na terça-feira, a comitiva visitará a província de Hämeenlinna e, na Universidade de Ciências Aplicadas, haverá um workshop com professores dos institutos federais do Brasil. e participação de alunos e professores finlandeses.

A programação de visita também inclui visita a empresas que atuam em parceria com as universidades finlandesas. Os dirigentes vão conhecer, ainda, projetos de ensino profissionalizante para imigrantes, participarão de mesas-redondas com temáticas fino-brasileiras e interagirão com projetos de pedagogia inovadora.

As missões internacionais e as visitas técnicas a países dos continentes europeu, americano e asiático trouxeram vários benefícios para a comunidade interna do Ifal.  Na primeira missão à China e Coreia do Sul, ocorrida em 2011 o reitor Sérgio Teixeira foi signatários de convênios que resultaram no programa Ciências Sem Fronteiras, instituído ano depois, pelo governo federal. Na viagem à Alemanha, em 2013, foram consolidadas parcerias que garantiram qualificação aos docentes do instituto. No ano passado, nos Estados Unidos e Canadá, o instituto de Alagoas fechou um acordo inédito na rede federal ao incluir alunos dos cursos técnicos no sistema de intercâmbio.

“Nessa recente missão, buscamos agregar novos países na nossa intenção de desenvolver uma educação profissional e tecnológica de qualidade. Portugal, Canadá e Estados Unidos já são parceiros bastante conhecidos, pois seus representantes acadêmicos nos visitam com frequência. Porém, essa expansão ao norte da Europa somente nos trará mais experiências na área da educação”, disse o reitor Sérgio Teixeira.

Anexos:

Conheça mais sobre a educação na Finlândia

Conheça parceria Brasil-Finlândia VET Teachers for the Future (em inglês)

registrado em: ,