Notícias
Ifal inicia terceiro Encontro de Gestão de Pessoas
Cerca de 150 gestoras/es participam, a partir desta quinta-feira (13), da terceira edição do Encontro de Gestão de Pessoas do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). O evento está ocorrendo no Hotel Maceió Atlantic e segue até amanhã (14).
O evento é organizado pela Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) e tem como objetivo promover a formação continuada das/os gestores que atuam direta ou indiretamente com pessoas no âmbito do Ifal. Neste terceiro ano, abordará temas institucionais relacionados à vida funcional do servidor, como comunicação interpessoal, assédio e discriminação, além dos instrumentos e procedimentos utilizados na frequencia e no desenvolvimento institucional de competências, entre outros temas relacionados à Gestão de Pessoas no Serviço Público Federal.
Para a diretora de Gestão de Pessoas, Adriana Nogueira, a cada edição, a DGP tem buscado trazer os temas que estão emergindo no Ifal. "O que está sendo mais discutido é uma demanda real do que a gente precisa debater, a exemplo dos acordos de greve e mudanças de carreira, para que possamos instrumentalizar a realidade dos gestores e assim consigamos, nas suas áreas e suas unidades, desenvolver um bom trabalho”.
Em seu discurso de abertura, o reitor do Ifal, Carlos Guedes, destacou que este encontro é uma ação estratégica do Ifal. "São as pessoas que promovem as transformações as quais desejamos para o Ifal. Então. Este encontro é estratégico pelo fato de reunimos as pessoas que podem fazer essa transformação".
O Encontro conta com a presença da gestão sistêmica do Ifal, além de diretoras/es gerais, de ensino e administração, bem como servidoras/es que atuam nas coordenações de gestão de pessoas da reitora e dos campi. A cerimônia de abertura contou com uma apresentação do Coro Jovem do campus Maceió.
A palestra de abertura foi ministrada pela consultora de gerenciamento e enfrentamento ao assédio e a discriminação no ambiente de trabalho e servidora da Controladora do Distrito Federal, Michelle Heringer. A servidora, que atua ainda em órgãos e comissões de Direito, abordou o tema "Prevenir é liderar", onde apresentou o papel das/os gestoras/es no combate ao assédio. Em um momento interativo, as/os participantes do Encontro partilharam situações cotidianas e foram orientadas/os sobre como proceder, para enfrentar adequadamente cada uma delas.
"Convidamos a vocês para serem multiplicadores em suas áreas. Um bom clima nos protege. A gente precisa olhar para o trabalho como ambiente favorável e não precisamos adoecer, porque a gente só se protege do que a gente conhece e a política de prevenção só vai dar certo se a gente se engajar. Primeiro pensando como se cuidar e em seguida das equipes. Pois um espaço favorável oportunizar o crescimento da pessoa e da instituição", afirmou Michelle.
A programação vespertina seguirá com dois temas contemporâneos: transformação digital e matriz orçamentária.
