Notícias
Ifal inicia seleção de alunos para quatro cursos de nível superior em Piranhas e Maragogi
O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) inicia neste mês de dezembro o processo de seleção de alunos para cursos de graduação em diferentes campi. Até o momento, já foram publicados os editais de dois deles, Maragogi e Piranhas, com períodos distintos para inscrições. Confira abaixo os detalhes de cada um deles:
Três cursos no Campus Piranhas
No próximo dia 9 de dezembro tem início as inscrições para o vestibular do Campus Piranhas. A unidade oferta três cursos: as licenciaturas em Física e Matemática, ambas noturnas, além Bacharelado em Engenharia Agronômica, curso em horário integral. De acordo com o Edital nº 54/2024, as inscrições ocorrem até o dia 19 de janeiro de 2025, por meio da página de Exame do Ifal. A previsão de início das aulas é para março de 2025.
Horticultura no Campus Maragogi
Em Maragogi, as inscrições começam dia 16 de dezembro e vão até 19 de janeiro de 2025, também por meio da página de Exame do Ifal. De acordo com o Edital nº 50/2024, são ofertadas 30 vagas para o curso de Tecnologia em Horticultura. O início do ano letivo está previsto para o dia 17 de fevereiro.
Regras em comum
Independente, da vaga a concorrer, para candidatar-se, é necessário ter terminado o Ensino Médio e ter realizado uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir do ano de 2009. É por meio das médias gerais deles que serão selecionados os alunos.
Para todos os cursos acima, 70% das vagas são reservadas aos estudantes egressos da rede pública de ensino. Esse critério leva em conta também a renda familiar bruta per capita, autodeclaração étnica e a existência de deficiência. Há também bônus regional de 10% sobre a média final para candidatos que cursaram integralmente o ensino médio regular, ou por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) ou equivalentes em escola pública ou privada da rede de ensino de Alagoas.
Neste ano, todos os processos de seleção de cursos de nível superior do Ifal são gratuitos.
Conheça aqui a história de uma das alunas do curso de Horticultura, Maria Nadege.