Notícias
Ifal inicia 2º ciclo para edital de concessão de afastamentos para servidores
Por Samuel Pontes, estagiário de Jornalismo, estagiário de Jornalismo*
A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPPI) publicou nesta quinta-feira (17), o Edital nº 11/2024, referente ao segundo ciclo do processo seletivo para a concessão de afastamento a servidoras/es para pós-graduação stricto sensu e pós-doutorado, no país e no exterior. Ao todo, são ofertadas 191 oportunidades, sendo 85 para os docentes e 106 para os técnicos-administrativos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). As inscrições para o segundo ciclo acontecem entre os dias 22 de abril até 09 de maio
De acordo com o pleito, para concorrer à seleção, caso seja técnico-administrativo, é necessário pertencer ao quadro efetivo do Ifal há pelo menos três anos, para o Mestrado, ou quatro anos, para Doutorado e Pós-Doutorado. No caso dos docentes, é possível participar do programa, independente do tempo ocupado no cargo ou na instituição.
O afastamento integral será concedido por até 24 (vinte e quatro) meses para o mestrado, até 48 (quarenta e oito) meses para o doutorado e até 12 (doze) meses para o pós-doutorado, desde que o horário, o local do curso ou as atividades desenvolvidas no curso inviabilizem o cumprimento da jornada semanal de trabalho da/o servidora/or.
Inscrições
Para participar da seleção, os servidores interessados deverão protocolar o processo para a Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) e apresentar os seguintes documentos: requerimento de afastamento para pós-graduação Stricto Sensu, preenchido e assinado, com as devidas autorizações do Campus/Reitoria, local onde será realizado e o período do afastamento previsto; comprovante de aprovação, de matrícula/aceite da Instituição ou ainda de inscrição em processo seletivo, fornecido pela instituição de ensino superior em que fará o curso de pós-graduação stricto sensu ou pós-doutorado; termo de compromisso e responsabilidade, preenchido e assinado; Comprovante da aprovação da demanda de qualificação no Plano de Desenvolvimento de Pessoas do Ifal, entre outros documentos que podem ser conferidos no item 3.3.
Havendo um número de pretendentes superior ao de vagas disponíveis, os seguintes serão adotados como critérios de pontuação o tempo necessário para conclusão do curso; o tempo de efetivo exercício no quadro permanente do instituto; aprovação em curso ofertado fora do estado de Alagoas e avaliação de desempenho com base na pontuação da última avaliação para efeito de progressão ou de promoção; ou da última avaliação do período probatório para servidoras/es com tempo de exercício na Instituição.
Nos resultados, serão disponibilizadas duas classificações: a primeira por unidade/campus, informando o(s) nome(s) das/dos servidores/servidoras aprovadas/os dentro das vagas para afastamento, bem como sua pontuação, quando houver; e a segunda geral, em ordem decrescente de pontuação, para cadastro de reserva e análise de possível remanejamento das vagas entre os campi.
O resultado preliminar será publicado no dia 20 de maio, seguido por dois períodos de recursos, o primeiro pelo Cepe que vai de 21 a 23 de maio e o segundo pelo Consup que vai de 10 a 11 de junho. Após essa etapa haverá a análise de remanejamento de vagas no dia 4 de julho e o resultado final no dia 8 do mesmo mês.
*Sob a supervisão de Jhonathan Pino, jornalista