Notícias
Ifal inicia segunda edição do Encontro de Gestão de Pessoas
Mais de 140 gestoras/es do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) participam nesta quarta-feira (13), da segunda edição do Encontro de Gestão de Pessoas do Ifal. O evento está ocorrendo no Hotel Maceió Atlantic e segue até amanhã (14).
O Encontro de Gestão de Pessoas é organizado pela Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) e tem como objetivo promover a formação continuada das/os gestores que atuam direta ou indiretamente com pessoas no âmbito do Ifal. Neste segundo ano, a programação traz temas institucionais relacionados à vida funcional da/o servidora/o. Participam diretoras/es gerais, de ensino e administração, além de coordenadoras/es de gestão de pessoas dos campi, bem como a equipe sistêmica da reitoria.
Segundo o reitor do Ifal, Carlos Guedes, esta iniciativa da DGP reforça o compromisso institucional em cuidar das pessoas, desde a sua formação até a sua saúde. Para Lúcia Ricardo, diretora substituta da DGP, o momento também é empregado para a aproximação das/dos servidoras/es. “Aproximação entre pessoas e com os temas. Pensamos em uma programação que favorecesse o relacionamento e a orientação sobre as principais dúvidas nesse processo de gestão de pessoas”.
Programação
Entre os temas abordados neste primeiro dia de atividades, estava a comunicação interpessoal e não violenta, apresentado pela palestrante Diana Bonar, que atua há mais de 10 anos como mediadora de conflitos. Por meio de um diálogo franco, estudo de casos e dinâmicas, Diana provocou a plateia a refletir sobre a importância de observar as reações e sentimentos dos pares na relação cotidiana e como elas interferem no trabalho.
A primeira atividade da tarde foi uma oficina sobre a nova normativa do Programa de Gestão e Desempenho (PGD). A servidora do Ministério de Gestão e Inovação em Serviço Público (MGI), Nathalia Junca, apresentou como elaborar planos de trabalho e tirou dúvidas sobre o normativo.
A última atividade dessa terça-feira foi uma mesa de debates sobre inclusão. Participaram a coordenadora de Ações Inclusivas do Ifal, Barbara Guerreiro, que mediou a mesa; Jussara Ferreira, do Núcleo de Atendimento a Pessoa com Necessidades Específicas (Napne), do Campus Palmeira dos Índios; Thyago Ruzemberg, coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi), do Campus Piranhas; e, Ricardo Cavalcanti, coordenador do Núcleo de Gênero, Diversidade e Sexualidade (Nugedis), do Campus Maceió.