Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal inicia planejamento para curso de prevenção das violências na rede pública de ensino de Alagoas
conteúdo

Notícias

Ifal inicia planejamento para curso de prevenção das violências na rede pública de ensino de Alagoas

Curso terá início no segundo semestre, inscrições serão abertas em junho
por Jhonathan Pino publicado: 05/05/2026 15h21, última modificação: 05/05/2026 20h50

O auditório de Informática do Campus Maceió, sediou, nesta terça-feira (5), o lançamento do Curso de aperfeiçoamento “Educação em direitos humanos e prevenção das violências na rede pública de ensino de Alagoas” que será voltado a 500 educadores do estado alagoano. A atividade reuniu membros do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e da Secretaria Estadual de Direitos Humanos, instituições parceiras na oferta da formação.Daniel Pereira atuará como coordenador do projeto.jpeg

Na oportunidade, o professor Daniel Pereira, que atuará como coordenador do urso, apresentou a estrutura, equipe e grade de disciplinas que irão ser ofertadas para os educadores, conselheiros e gestores educacionais. das redes estadual e municipais de educação, a partir do segundo semestre.  

“Foi um momento extremamente produtivo, construimos estratégias de apresentação e de capilaridade para a difusão do nosso projeto. Foi possível recolher falas e sugestões para que a nossa proposta avance”, comentou Daniel.

Para o docente, a experiência adquirida com o Curso de Aperfeiçoamento para profissionais no atendimento educacional especializado, desenvolvido no campus, em 2025, em parceria com o Núcleo Interinstitucional de Políticas de Inclusão (Nipi), colabora para que o Ifal atue como importante ator na institucionalização de um ecossistema colaborativo de Direitos Humanos e Prevenção no ambiente escolar de Alagoas.

“Eu acredito que o Instituto Federal tem a capacidade de coletar, sistematizar os dados, além de colher narrativas que possam auxiliar as políticas públicas na área de Direitos Humanos”, acrescentou o docente.

Superintendente de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Manoela Lourenço disse conhecer o papel de transformação social exercido pelo Ifal.jpegAlém do secretário de Direitos Humanos do Estado, Marcelo do Nascimento, a superintendente de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Manoela Lourenço, disseram confiar no histórico da instituição de formação de sujeitos para o exercício da cidadania.

“Sou egressa dessa instituição, do antigo Cefet [Centro Federal de Educação Tecnológica] de Alagoas, em Palmeira dos Índios. Acho que ela foi muito importante na minha formação e quero parabenizá-la por estar sempre à frente, frisando a importância da temática dos Direitos Humanos para os estudantes”, recordou Manoela.

O secretário de Direitos Humanos do Estado, Marcelo Nacismento, reforçou a importância do Ifal na formação de trabalhadores do estado.jpegPara o secretário, a educação tem extrema importância para o processo de aceitação das diferenças. “Ao longo da minha atuação como ativista na área do Direitos Humanos, eu pude presenciar pessoas que antes apresentavam posições preconceituosas, fazerem reflexões e mudarem suas ações, após passarem por um processo formativo. É necessário acreditar no poder que os seres humanos têm de se transformarem. É para isso que estamos aqui”, pontuou Marcelo.

Como representantes do Ifal, completaram a mesa de solenidade o Pró-reitor de Extensão, Gilberto Neto, o coordenador de Cursos de Extensão, Sérgio Teixeira, o diretor-geral do Campus Maceió, Givaldo Oliveira, além do diretor de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Vinícius Dantas.

O curso será ofertado por meio de formação remota síncrona, com encontros online ao vivo e mediação pedagógica. O período de inscrições está previsto para junho, por meio de formulário eletrônico.