Notícias
Ifal inicia elaboração de política de enfrentamento ao assédio e discriminação
O Comitê de Governança, Integridade, Riscos e Controles do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) realizou, na última quinta-feira (29/08), uma reunião para iniciar os trabalhos de elaboração da Política de Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação na instituição.
Durante a reunião, a professora Maria Fabiola Moraes da Assumpção, Secretária de Governança, Integridade, Riscos e Controles do Ifal, destacou a importância da implementação de uma Política Institucional, que aborde de forma abrangente a prevenção e o combate ao assédio moral e sexual, além da discriminação em todas as suas formas. “Este é um momento para reforçarmos nossos valores institucionais e garantirmos que todos os membros da comunidade acadêmica se sintam respeitados e protegidos em nosso ambiente,” afirmou a professora Maria Fabíola.
Para desenvolver essa política, foi estabelecido que um Grupo de Trabalho será formado. Este grupo contará com a participação de representantes da Corregedoria, Ouvidoria, Comissão de Ética, NAPNE (Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas), NUGEDIS (Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual), NEABI (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas), além de membros das categorias docentes, técnico-administrativa e discente.
O objetivo é que esse grupo apresente uma proposta de política ao Comitê, a qual, posteriormente, será submetida à consulta pública e à análise do Conselho Superior do Ifal.
O próximo passo será a constituição formal do Grupo de Trabalho, que começará a atuar nas próximas semanas, com o objetivo de apresentar a proposta inicial ainda neste semestre.