Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal inicia construção do PDI 2019-2023

Ifal inicia construção do PDI 2019-2023

por Zoroastro Neto publicado: 20/04/2018 21h24, última modificação: 24/04/2018 09h41
Exibir carrossel de imagens Fonte: DCE Ifal Comissão Central do PDI

Comissão Central do PDI

A tarde desta quinta-feira (19) foi singular para o Instituto Federal de Alagoas. Teve início a construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o período 2019 -2023, sob a batuta da Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prdi).

O primeiro encontro da Comissão Central, instituída pela Portaria nº 831/GR, de 06 de abril deste ano, aconteceu na sala de reuniões da Reitoria, localizada no 7º andar, e foi presidido pelo coordenador de articulação institucional, Álvaro José de Oliveira, ligado à diretoria de planejamento institucional (DPI).

Na pauta, os membros daquele colegiado de caráter deliberativo, traçaram as diretrizes para a metodologia da revisão e atualização do PDI 2014-2018, o regimento geral que guiará a Comissão, conceituar documento e sua relevância, a divulgação das etapas da construção, o envolvimento da comunidade através das consultas públicas, as regras da formação das comissões nos Campi e o cronograma das atividades.

Para o pró-reitor de desenvolvimento institucional, Carlos Guedes de Lacerda, o eixo norteador da 3ª edição do PDI Ifal está na "otimização da oferta de educação pública de qualidade, que exige criterioso planejamento, para que possam ser atendidas as demandas da sociedade, e por meio de um intenso movimento de avaliação e reavaliação das ações das áreas do ensino, da pesquisa e inovação, da extensão e da gestão, chegaremos as grandes linhas para o desenvolvimento institucional".

Sendo um documento plural, o PDI busca contemplar as realidades locais e cumprir com a missão social do Instituto. Além de ser um instrumento de planejamento e gestão que orienta as ações, a estrutura organizacional e as atividades acadêmicas que o Ifal pretende desenvolver em um período de cinco anos. Por isso, é necessário engajamento da comunidade para que as demandas sejam efetivamente atendidas.

"O PDI caracteriza a identidade institucional, definindo sua missão, planejamento estratégico, diretrizes e políticas para o crescimento e alcance dos objetivos da instituição. Mais que obrigatório, o PDI é extremamente necessário para o desenvolvimento da nossa instituição. No atual cenário político e econômico, precisamos investir mais e mais no planejamento estratégico centrado em dados regionais e locais atualizados, buscando continuamente a eficiência e a eficácia em nossas ações, através da construção coletiva", afirmou Sérgio Teixeira Costa, reitor da instituição.

Além da revisão do perfil institucional, dos objetivos estratégicos, das políticas de gestão, das políticas de ensino, de pesquisa e inovação, de extensão e responsabilidade social, e das políticas de avaliação, a gestão do Instituto Federal de Alagoas definiu a Comunicação e a Gestão de Pessoas como eixos sistêmicos e estratégicos, e terão suas políticas inseridas no PDI 2019-2023.

A próxima reunião da Comissão será no dia 25 de abril e a previsão do encerramento das atividades será 30 de outubro deste ano.

Conheça os membros da Comissão acessando a Portaria AQUI.

registrado em: ,