Notícias
Ifal inicia campanha para redução no consumo de energia elétrica
Atividade faz parte Plano de Gestão de Logística Sustentável da instituição, para o triênio 2019-2023
A Comissão Sistêmica de Sustentabilidade do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) inicia nesta sexta-feira (12) uma ação de conscientização para o consumo de energia elétrica em ambientes de trabalho. Por meio de cartazes e redes sociais, os servidores serão sensibilizados para o porquê e as formas de um consumo sustentável dos recursos na instituição.
Na campanha, são levantadas questões de uso eficiente do ar-condicionado, iluminação, computadores e demais equipamentos em uso no local de trabalho. Para o presidente da comissão, Letácio Lucena, além de economizar recursos, a campanha terá impacto na qualidade de vida do servidor.
“Com ações de conscientização, objetivando o uso sustentável dos recursos naturais, materiais e financeiros do Ifal, busca-se também a qualidade de vida para servidores e terceirizados no ambiente de trabalho”, pontuou.
Outras iniciativas similares voltadas ao consumo sustentável já vem sendo realizadas em diversos campi do Ifal, desde a criação do Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS), em 2016. Por meio de comissões locais de Sustentabilidade, ações foram tomadas em áreas como gestão de resíduos, água e esgoto, além do deslocamento dos servidores.
Em 2021, por exemplo, o Campus Palmeira dos Índios deu andamento ao Projeto Papa Pilha, que visa a destinação ambientalmente adequada de resíduos especiais, como pilhas, lâmpadas fluorescentes e eletrônicos; em Penedo, houve um projeto de redução do consumo e destinação adequada de descartáveis; em Satuba, o Projeto EduCatando, realizado com os catadores de recicláveis do município, buscou reduzir o uso de material de consumo, como papel e copos descartáveis, por meio do controle de impressões e cópias, além de cartuchos/tonners.
“Na Reitoria, houve levantamento de dados históricos de consumo e custo de várias dessas iniciativas; promoção de procedimentos licitatórios sustentáveis; redução do consumo de energia elétrica com a instalação de sensores de presença para lâmpadas nos corredores do prédio”, enumera Letácio.