Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal inicia campanha para redução no consumo de energia elétrica
conteúdo

Notícias

Ifal inicia campanha para redução no consumo de energia elétrica

Atividade faz parte Plano de Gestão de Logística Sustentável da instituição, para o triênio 2019-2023

por Jhonathan Pino publicado: 12/08/2022 11h04, última modificação: 13/08/2022 08h47

A Comissão Sistêmica de Sustentabilidade do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) inicia nesta sexta-feira (12) uma ação de conscientização para o consumo de energia elétrica em ambientes de trabalho. Por meio de cartazes e redes sociais, os servidores serão sensibilizados para o porquê e as formas de um consumo sustentável dos recursos na instituição.

Na campanha, são levantadas questões de uso eficiente do ar-condicionado, iluminação, computadores e demais equipamentos em uso no local de trabalho. Para o presidente da comissão, Letácio Lucena, além de economizar recursos, a campanha terá impacto na qualidade de vida do servidor.Letácio Lucena é o atual presidente da Comissão Sistêmica de Sustentabilidade.JPG

“Com ações de conscientização, objetivando o uso sustentável dos recursos naturais, materiais e financeiros do Ifal, busca-se também a qualidade de vida para servidores e terceirizados no ambiente de trabalho”, pontuou.

Outras iniciativas similares voltadas ao consumo sustentável já vem sendo realizadas em diversos campi do Ifal, desde a criação do Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS), em 2016. Por meio de comissões locais de Sustentabilidade, ações foram tomadas em áreas como gestão de resíduos, água e esgoto, além do deslocamento dos servidores.Cartaz da campanha.jpeg

Em 2021, por exemplo, o Campus Palmeira dos Índios deu andamento ao Projeto Papa Pilha, que visa a destinação ambientalmente adequada de resíduos especiais, como pilhas, lâmpadas fluorescentes e eletrônicos; em Penedo, houve um projeto de redução do consumo e destinação adequada de descartáveis; em Satuba, o Projeto EduCatando, realizado com os catadores de recicláveis do município, buscou reduzir o uso de material de consumo, como papel e copos descartáveis, por meio do controle de impressões e cópias, além de cartuchos/tonners.

“Na Reitoria, houve levantamento de dados históricos de consumo e custo de várias dessas iniciativas; promoção de procedimentos licitatórios sustentáveis; redução do consumo de energia elétrica com a instalação de sensores de presença para lâmpadas nos corredores do prédio”, enumera Letácio.