Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal inicia atividades do Pibid 2024-2026
conteúdo

Notícias

Ifal inicia atividades do Pibid 2024-2026

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) valoriza e fomenta a formação de professores para mais de 470 estudantes e docentes
por Adriana Thiara Oliveira publicado: 14/11/2024 09h34, última modificação: 14/11/2024 09h51

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) realizou nesta quarta-feira (13), o início das atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) pela instituição. Ao todo,  mais de 470 docentes e licenciandos estão envolvidas/os neste novo ciclo, que irão atuar como bolsistas de iniciação à docência, com recursos da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Durante a solenidade de abertura dos trabalhos, o reitor do Ifal, Carlos Guedes destacou a importância do Pibid como programa de bolsas do Ifal. “São 478 bolsas, sendo 17 bolsas de coordenadores de área, 02 bolsas de coordenação de gestão, 408 bolsas de iniciação à docência, 51 bolsas de docente supervisor, somos o maior Programa de bolsas do IFAL”.

Para Cledilma Costa, pró-reitora de Ensino, o Ifal reafirma seu compromisso institucional com a formação de professores ao encaminhar e investir na elaboração da Proposta Institucional do PIBID. “Consolidar o PIBID como uma política permanente de formação inicial e continuada de professores e professoras em nosso Estado é um compromisso, que, certamente, se deve nos trazer projeção nacional como uma das Instituições de Ensino Superior brasileiras em sua execução ao longo destes próximos 24 meses”, destacou Cledilma. 

O coordenador do Pibid pelo Ifal, Ricardo Cavalcanti, destacou que o momento era um novo marco para as licenciaturas no Ifal. “Hoje é mais um dia extremamente marcante nas narrativas de formação de professores/as no Ifal. Marcante porque traz, em seu propósito, dupla dimensão: a primeira, por ser o Lançamento Oficial do PIBID/IFAL – Edição 2024-2026; e, a segunda, pela recomposição do Fórum de Professores/as da Educação Básica do IFAL”, reforçou.

Sobre Pibid

São beneficiadas/os docentes licenciados/as nas áreas de Ciências Biológicas, Física, Letras/Português, Matemática, Pedagogia e Química, que irão atuar como supervisores nos municípios de Arapiraca, Cajueiro, Delmiro Gouveia, Maceió, Maragogi, Olho d’Água do Casado, Palmeira dos Índios, Penedo, Piranhas, Santana do Ipanema, São José da Laje. Para isso, eles receberão uma bolsa de R$ 1.100,00 mensais. Já as/os licenciadas/os atuarão nos mesmos municípios e terão direito a uma bolsa mensal de R$ 700,00.