Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal inicia 2024 com a oferta de duas especializações à distância para educadores

Inscrições ocorrem em períodos diferentes para cada curso
por Jhonathan Pino publicado: 12/01/2024 08h45, última modificação: 12/01/2024 09h18

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) está com inscrições abertas para dois cursos de pós-graduação Lato Sensu, voltados a formação continuada de profissionais da educação básica. O primeiro deles, de Metodologias Aplicadas ao Ensino de Ciências e Matemática, ofertado pelo Campus Murici, inscreve até o dia 28 de janeiro. O segundo, Especialização em Educação Ambiental e Cultural, é ofertado pelo Campus Penedo e suas inscrições ocorrem até o dia 4 de fevereiro. Os dois cursos são da modalidade à distância. Veja mais informações abaixo:

De acordo com o edital nº 29/2023, do Campus Murici, são ofertadas 40 vagas. O curso tem o objetivo de promover a formação especializada a quem possui o título de graduação em Ciências, Biologia, Física, Química ou Matemática. A ideia é qualificar profissionais para o ensino de ciências e matemática, tornando-os aptos a utilizarem múltiplos instrumentos didáticos com base na tecnologia, inovação, sustentabilidade, ética, cidadania e inclusão social.

As atividades do curso serão feitas na modalidade à distância, com encontros síncronos remotos previstos para ocorrer preferencialmente aos sábados, de acordo com o calendário acadêmico que será divulgado pela coordenação do curso. A previsão de início das aulas é de 6 de abril de 2024. Confira o edital aqui!

O edital nº 01/2024, do Campus Penedo, também oferta 40 vagas para ingresso no primeiro semestre de 2024. A duração total da pós-graduação será de 15 meses, com início previsto para 15 de março. A metodologia envolve atividades on-line síncronas e assíncronas, com disciplinas agrupadas em quatro módulos de três meses cada. Os três meses restantes são para que os estudantes se dediquem à elaboração do trabalho de conclusão do curso (TCC). Acesse o documento completo aqui!

Em ambos os editais, as inscrições podem ser feitas pelo Sistema de Seleção do Ifal. Os processos seletivos também serão realizados por meio de duas etapas: avaliação de currículo Lattes e avaliação de proposta de pesquisa, ambas de caráter classificatório.

Também em comum, nos dois pleitos há reserva de vagas para candidatos negros, quilombolas, indígenas, com deficiência, provenientes da rede pública de ensino e servidores do Ifal, além das vagas destinadas à ampla concorrência.

Conheça abaixo mais um pouco sobre os cursos: