Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal informa atualização do Protocolo de Retomada Presencial Segura e normativos institucionais correlatos

Em nota reitor informa novas oritentações à comunidade acadêmica

publicado: 25/02/2022 14h16, última modificação: 25/02/2022 14h33

O Reitor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Carlos Guedes de Lacerda, informa a toda comunidade acadêmica do Ifal, sobre a atualização do Protocolo de Retomada Presencial Segura e demais normativos internos ou institucionais no âmbito do Instituto. A medida considerou a Portaria Interministerial MTP/MS Nº 14, de 20 de janeiro 2022, a Nota Técnica Nº01/2022/GT, de Retorno às Atividades Escolares Presenciais publicada pela FIOCRUZ, e a Instrução Normativa nº 05/DGP/IFAL, publicada pela própria instituição, em 14 de fevereiro de 2022.

Dessa forma, serão adotadas as seguintes alterações:

1. Distanciamento social:
Em relação ao distanciamento físico seguro de pelo menos 1 metro previsto no protocolo de retomada presencial, a recomendação a partir da publicação dessa nota é que o distanciamento social deverá ser compatível com as condições de infraestrutura de cada unidade administrativa ou acadêmica, adotando 1 metro de distância, quando for possível, intensificando os cuidados por meio do uso de máscaras, higienização das mãos, da ventilação adequada nas dependências da instituição, principalmente, nos momentos das refeições, evitando a prática da alimentação em salas ou refeitórios, além das medidas orientativas e de monitoramento para todos os servidores, estudantes, colaboradores terceirizados e comunidade externa.

2. Recomendação de isolamento social após casos confirmados, suspeitos ou contactantes de Covid-19:
Considerando as medidas adotadas pelo Ministério da Saúde em relação ao período de isolamento social e as orientações estabelecidas pela Diretoria de Gestão de Pessoas, os protocolos a serem seguidos quanto aos casos confirmados, suspeitos ou contactantes de Covid-19 devem seguir o disposto na Instrução Normativa nº 05/2022 REIT-DGP, especialmente em relação a redução do período de isolamento, que passou de 14 (quatorze) para 10 (dez) dias.

Por fim, reforça-se a importância do esquema vacinal completo como método fundamental para a prevenção e diminuição da transmissão da Covid-19 no ambiente institucional.

No dia 8 de fevereiro, em reunião do Colégio de Dirigentes, foi validada a portaria que instituiu o comprovante de vacinação no Ifal. Uma semana depois, a Diretoria de Gestão de Pessoas publicou a Instrução Normativa Nº 05/2022, com orientações atualizadas para servidores suspeitos ou contactantes de Covid-19.