Notícias
Ifal inaugura sede provisória do Campus Girau do Ponciano
O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) inaugurou, nesta quinta-feira (12), a sede provisória do Campus Girau do Ponciano. Em uma solenidade conjunta com a Prefeitura Municipal, cerca de 200 pessoas, entre servidoras/es e autoridades, estavam presentes e testemunharam o primeiro passo da nova etapa da expansão da Rede Federal em Alagoas. Durante a solenidade, também foi inaugurado o Complexo Municipal José de Messias Barros, prédio que abrigará as instalações do novo campus do Instituto Federal.
Participaram da cerimônia o reitor do Ifal, Carlos Guedes, e a equipe sistêmica da instituição, bem como o prefeito de Girau do Ponciano, David Barros; o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Osvaldo Alexandre; a secretária municipal de Educação, Quitéria César; o promotor de Justiça, Sérgio Vieira Leite; e o prefeito eleito de Girau do Ponciano, Gilberto Bezerra Barros.
Além da inauguração da sede provisória, houve ainda a assinatura do protocolo de compromisso de doação do terreno para construção da sede definitiva do Ifal. “O Ifal vai chegar aonde as pessoas mais precisam. Seguimos com nossa missão de transformar vidas por meio da Educação”, destacou o reitor.
Ifal em Girau
A inauguração da sede provisória do Ifal Campus Girau faz parte da nova fase da expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que tem o objetivo de aumentar a oferta de vagas na educação profissional e tecnológica, criando oportunidades para jovens e adultos, especialmente os mais vulneráveis.
O programa de expansão dos IFs marca a retomada de investimentos na criação de novas unidades de Institutos Federais no Brasil, quase dez anos após a última expansão estruturada da Rede Federal, que permitiu que a educação pública de qualidade chegasse às localidades mais distantes dos grandes centros e da capital dos estados, tornando-se uma das redes mais capilarizadas na oferta de cursos técnicos, superiores e de pós-graduação.
Sede provisória
O Complexo Municipal José de Messias Barros, que será a sede provisória do Ifal até a construção do prédio no município, conta com modernas instalações, incluindo escolas de música, de dança, um centro de atenção à educação especial, uma creche e a sede provisória do Instituto Federal de Alagoas.
O espaço ainda possui salas climatizadas, quadra esportiva, laboratórios e auditório para eventos culturais e acadêmicos. O projeto também inclui programas inovadores como robótica e qualificação profissional, que visam preparar a comunidade para novos desafios.