Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal inaugura sala no Centro de Inovação em Maceió

Ifal inaugura sala no Centro de Inovação em Maceió

Espaço pode ser reservado pelo portal Integra
por Elaine Rodrigues publicado: 11/03/2024 18h44, última modificação: 12/03/2024 15h03

Uma sala moderna e confortável está à disposição da comunidade acadêmica do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), no Centro de Inovação do Polo Tecnológico de Alagoas, no bairro de Jaraguá, em Maceió. A sala 213 foi inaugurada nesta segunda-feira, 11, e conta com a estrutura planejada pela Empresa Júnior de Engenharia Civil, a EmproJr, do Campus Maceió.

Inauguração da sala 213 no Centro de Inovação O reitor do Ifal, Carlos Guedes, agradeceu aos estudantes que pensaram no espaço e ao deputado federal Paulo Fernandes, o Paulão, que viabilizou o mobiliário da sala por emenda parlamentar. “Nessa relação indissociável que a nossa missão traz, de ensino, pesquisa e extensão, esse espaço vai servir para que a gente possa discutir ensino, trabalhar com extensão e desenvolver pesquisa”, ressaltou o reitor.

A pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Eunice Palmeira, destacou que o espaço também tem o intuito de fazer a aproximação entre a instituição e as empresas, além de servir de apoio para que servidores e estudantes possam participar de eventos no Centro de Inovação. Para utilizar a sala é preciso que a comunidade acadêmica faça o agendamento pela plataforma Integra. “Lá é possível fazer a reserva dessa sala 24 horas por dia, todos os dias da semana, assim como é o funcionamento do Centro de Inovação”.

Inauguração da sala 213 no Centro de Inovação Para o deputado federal Paulão, quem primeiro abriu a sala pela chave de acesso, o espaço é importante para promover ações empreendedoras, além de atuar na sinergia de ideias. O deputado lembrou que estudou na antiga Escola Técnica Federal de Alagoas de 1971 a 1974. “Para mim, é motivo de muita alegria contribuir com esse projeto do Ifal”, afirmou.

O secretário de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, Sílvio Bulhões, esteve presente na inauguração da sala e falou da importância do trabalho educacional e social do Ifal. Esse é um momento muito simbólico porque reforça a presença do Ifal, que já existe aqui no Centro de Inovação, agora com a presença física. Para reforçar que essa é a casa do Ifal. O Centro de Inovação é a casa dos estudantes do Instituto Federal de Alagoas e, assim, a gente espera que sigam aqui, usando todos esses espaços em benefício da educação, da ciência e da tecnologia”.

A cerimônia de inauguração do espaço do Ifal no Centro de Inovação contou ainda com a presença dos pró-reitores de Ensino, Cledilma Costa; de Extensão, Gilberto Neto; de Desenvolvimento Institucional, Carolina Duarte; e a pró-reitora substituta de Administração, Nailena Maika. Também estavam presentes os diretores-gerais do Campus Maceió, Givaldo Oliveira; de Viçosa, Valdomiro Odilon; e de Maragogi, Sandra Ferraz.

Reunião com aposentados e pensionistas do IfalUm grupo de aposentados e pensionistas do Ifal acompanhou a inauguração da sala e, após a cerimônia, se reuniu com a equipe da gestão e com o deputado Paulão. O grupo reforçou o pedido de apoio na defesa do retorno das aposentadorias e pensões para a instituição, por meio da revogação do Decreto nº 10.620 de 2021, que centralizou as aposentadorias e pensões no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Em julho do ano passado, o reitor Carlos Guedes encaminhou um ofício à ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck,para que a centralização seja reconsiderada, de modo que os serviços voltem a ser de competência do Instituto Federal de Alagoas.