Notícias
Ifal inaugura escritório da EducationUSA em prédio da Reitoria
Foi inaugurada nesta sexta-feira (5), a EducationUSA Office, em Alagoas. Instalado na sala 401 da Reitoria do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), o escritório servirá de referência para alunos que queiram orientações e acesso a ações de orientação acadêmica, eventos, palestras, workshops e apoio especializado sobre oportunidades de estudos nos Estados Unidos.
A Cônsul-Geral dos Estados Unidos no Recife, May Baptista, esteve presente no evento de descerramento da placa do espaço. Ela foi recepcionada pelo reitor do Ifal, Carlos Guedes, e toda a equipe sistêmica do instituto. Também conheceu os dois professores que ficarão à frente do escritório, como conselheiros. A representante estadunidense alertou que eles integrarão uma rede de mais de 400 centros de orientação em todo o mundo, apoiados pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, para o fornecimento de informações precisas sobre como candidatar-se às instituições norte-americanas.
“Essa é a minha primeira visita a Maceió e estou feliz que vim para me conectar com vocês através da internacionalização na educação. Graças aos seus esforços, estamos ampliando nossos serviços na mobilidade dos estudantes dos alunos e professores do Nordeste que queiram ir para os Estados Unidos. A abertura do escritório do EducationUSA, que é o único no estado de Alagoas, é resultado da determinação do Instituto Federal de Alagoas e de sua equipe incrível e incansável”, abordou.
A abertura do escritório no Ifal é fruto de uma articulação iniciada ainda em 2023, à época, com Carolina Duarte à frente da Coordenação de Relações Internacionais (CRI), hoje pró-reitora de Planejamento Institucional. Com o apoio da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPPI), a nova coordenadora, Selma Bezerra, deu continuidade aos preparatórios e convidou os professores Marcelo Salgueiro e Soraya Rodrigues para integrarem o novo espaço na instituição.
Na cerimônia, a docente agradeceu o apoio que a pró-reitora da PRPPI deu à iniciativa e disse que a chegada do escritório faz parte do processo de amadurecimento da mobilidade internacional na instituição.
“É muito bom ver a conclusão deste espaço. Mas melhor ainda vai ser ver os estudantes virem para aqui, visitar a sala e terem acesso às oportunidades. Nós vivemos num estado que precisa muito dessa mobilidade social, que o professor Carlos Guedes vem falando. A educação é sempre a forma mais rápida de conseguir a ascensão social. E assim, eu sou de uma região em que faltava até água potável e o inglês mudou a minha vida. Eu tenho certeza que também vai colaborar com a de vida de muitos outros estudantes”, pontuou Selma.
Ambientação e acolhimento
Enquanto os docentes do Campus Maceió, Soraya e Marcelo, estavam sendo preparados para atuarem no escritório, a sala da EducationUSA passava por um processo de ambientação, seguindo um projeto realizado por outra professora da unidade, Valéria Teles. A docente de Design de Interiores relatou que usou as cores dos Estados Unidos e de Alagoas para criar um interior de valorização cultural e acolhimento.
“O planejamento dessa sala foi participativo. Para além da ornamentação, a sala tem um conceito e resguarda a identidade norte-americana, com o vermelho e o azul, mas também traz as cores da bandeira de Alagoas. Fizemos algo que buscasse partilhar as cores dos envolvidos, para que todos que frequentem a sala se sintam acolhidos e abraçados, e não se esqueçam de suas origens e do quão longe podem chegar através da educação”, detalhou Valéria.
O escritório ainda está em processo de finalização das dinâmicas para a recepção dos interessados em mobilidade. No momento, os interessados podem entrar em contato de forma remota, a partir do email educationusa@ifal.edu.br. Em breve serão disponibilizados horários para que eles possam realizar as orientações de forma presencial.
“A função do escritório é prestar informações sobre oportunidades nos Estados Unidos, quais universidades são mais adequadas para os cursos que eles querem fazer. O nosso objetivo é fazer esse elo entre os alunos em potencial e as universidades norte-americanas, mas não só em cursos de graduação, como pós-graduação e cursos de idiomas de curta duração. Isso será aberto a toda a comunidade de Alagoas”, disse Soraya.
Oportunidade para transformar mais vidas
A pró-reitora da PRPPI lembrou que o escritório nasceu de uma proposição do professor Carlos Guedes, em fevereiro de 2023, quando estiveram no Consulado, em Recife, e disse se sentir honrada em fazer parte de uma equipe que está preparada para criar novas oportunidades para a população alagoana.
“É uma proposta não apenas para o Ifal, mas para todas as instituições de ensino, para toda as universidades de Alagoas, quando a gente coloca aqui a instituição à disposição a todas a pessoas que sonham fazer uma graduação, um mestrado, um doutorado, um intercâmbio, compreender o idioma do Inglês para defender, para apresentar suas pesquisas, seus projetos de pesquisa, suas ações de extensão”, salientou Eunice.
O reitor apresentou à consulesa os índices de pobreza existentes em Alagoas e enfatizou que o novo espaço se transforma em mais um equipamento do Ifal em busca de impactar a vida dos estudantes.
“Esse país tem a característica de um povo muito alegre, mas de uma população muito desigual, em que essa instituição, assim como as universidades, ajuda a promover a educação e a transformar a vida dos nossos estudantes”, enfatizou Carlos Guedes.
