Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal implanta Siass próprio para ampliar política de atenção à saúde dos servidores

Espaço funciona na Ponta Verde no mesmo prédio onde está a Diretoria de Educação a Distância

publicado: 17/10/2017 16h24, última modificação: 19/10/2017 11h29
Exibir carrossel de imagens Gerônimo Vicente Solenidade de entrega das salas

Solenidade de entrega das salas

Servidores do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) passam a dispor de melhor comodidade ao ser atendido pelo Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass) que, desde a manhã desta terça-feira (17) ocupa o quarto andar do prédio onde funciona a Diread (Diretoria de Educação a Distância) na R. João Gualberto Pereira do Carmona, 121 no bairro Ponta Verde. A atividade que passa a ser realizada por multiprofissionais da área de saúde tem o objetivo de coordenar e integrar ações e programas nas áreas de perícia oficial, promoção, prevenção e acompanhamento da saúde dos servidores do Ifal, conforme a Política de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (PASS) estabelecida pelo governo federal em 2009.

O Siass tem ainda a finalidade de registrar informações sobre agravo à saúde, licenças médicas, acidentes de trabalho, aposentadorias por invalidez e promoção da saúde no ambiente do trabalho.

O espaço foi disponibilizado depois de uma rápida solenidade, pela manhã, com a presença do reitor do Ifal, Sérgio Teixeira, do pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Carlos Guedes, do diretor de Gestão de Pessoas, Wagner Fonseca e do coordenador de Atenção à Saúde, Sebastião Júnior diante dos servidores que integram o setor.

Para Wagner Fonseca, a implantação do Siass no Ifal foi uma conquista que vinha se desenhando desde o ano passado como forma de melhorar o atendimento aos servidores do instituto. Ele destacou o empenho do reitor, do pró-reitor Carlos Guedes e da Diread em ceder os espaços necessários para a ocupação das salas. Carlos Guedes enalteceu o trabalho conjunto para estruturar o Siass com o apoio da Reitoria e dos campi que cederam equipamentos para que o trabalho fosse iniciado. O reitor Sérgio Teixeira declarou que o Siass ao atender somente os servidores do Ifal é mais um sonho realizado pela gestão. “Isto é fruto da dedicação do corpo de servidores e que nos tem colocado como referência em várias ações no âmbito da rede federal”, destacou.

Nas quatro salas dispostas no prédio estão a disposição dos servidores quatro médicas, duas psicólogas, uma assistente social, uma técnica em enfermagem, uma nutricionista, uma dentista e um engenheiro de Segurança do Trabalho. Segundo Jacqueline Gonçalves, técnica em Enfermagem, desde essa terça-feira (17) que as atividades foram iniciadas no Siass nas áreas referentes a afastamento, promoção de saúde e acompanhamento dos servidores.

A gestora da unidade Siass/Ifal, a cirurgiã-dentista Edglei Vergetti explicou que o espaço somente traz benefícios aos servidores do Ifal que será mais bem assistido por uma equipe multiprofissional. “Antes esses profissionais compunha a estrutura do Siass no INSS para atender os funcionários de 14 órgãos federais. Agora podemos estabelecer uma política de atenção a saúde de forma que possamos promover a prevenção à saúde e o estímulo à qualidade de vida do corpo funcional”, explicou.

Localização do Siass/Ifal

registrado em: ,