Notícias
Ifal implanta novas instalações do Espaço 4.0 nos campi Penedo e Satuba
Quem visita os campi Penedo e Satuba neste início do ano está percebendo uma movimentação diferente. É que as duas unidades estão começando a receber os equipamentos para a instalação dos laboratórios dos Espaço 4.0.
A chegada dos contêineres amarelos é o que chama mais atenção. No entanto, será dentro deles que estarão disponíveis os recursos responsáveis pela formação de jovens das comunidades em que serão alocados. Os laboratórios serão equipados com tecnologias para formação em eletrônica, informática e robótica educacional.
Qualificação de jovens de todo o estado
Os primeiros Espaços 4.0 do Ifal foram instalados entre outubro de 2021 e março de 2022 nos campi de Palmeira dos Índios, Maragogi, Santana do Ipanema, Viçosa, São Miguel dos Campos, Coruripe e Arapiraca. Desde então, mais de 1500 estudantes e cerca de 100 servidores participaram de cursos de qualificação.
Se você ainda não pôde participar de nenhum deles, o momento pode está chegando: até o final do 2025 os campi Benedito Bentes, Marechal Deodoro e Murici receberão novos laboratórios Espaço 4.0 e a expectativa é que até 2026, todas as unidades do Ifal ofertem qualificações por meio de equipamentos similares.
O coordenador dos espaços no Ifal, professor Cassiano Henrique, lembra que a chegada dos Espaços 4.0 faz parte de uma série de iniciativas da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPPI) para atrair recursos na área de inovação.
“Mais de R$ 5 milhões já foram investidos nas iniciativas de laboratórios maker do Ifal, provenientes de emendas parlamentares e de recursos próprios. Esse investimento reflete o compromisso da gestão do Ifal em promover a inovação e a educação tecnológica”, recorda.
Além dos Espaços 4.0, os recursos citados por Cassiano foram utilizados em três laboratórios maker para prototipagem digital, incluindo impressoras 3D, scanners e kits de robótica, por meio do IF Maker; em espaço de pesquisa e inovação voltados para o desenvolvimento de tecnologias e soluções inovadoras, por meio do COLAB, no Campus Maceió, e na implantação de laboratórios de Aplicativos (LAPP), implantado nos campi Arapiraca e Maceió, para a capacitação em desenvolvimento de aplicativos móveis.
Juntos, na oferta de cursos de formação complementar para jovens da comunidade externa, eles buscam democratizar o acesso a tecnologias de fabricação digital e inovação; estimular metodologias ativas de ensino e aprendizagem, baseadas no "aprender fazendo"; desenvolver competências técnicas e socioemocionais alinhadas às demandas do mercado da Indústria 4.0, além de fomentar a inovação e o empreendedorismo, conectando estudantes e professores com soluções tecnológicas aplicadas.
Alguns dos resultados já vem sendo alcançados com as ações, como o projeto de Inclusão Digital e Prototipagem 3D, desenvolvido por estudantes do Ifal, que criaram órteses de baixo custo utilizando impressão 3D para pessoas com deficiência; o desenvolvimento de Aplicativos para Agricultura Familiar, no LAPP, por alunos desenvolveram um app para auxiliar pequenos agricultores no gerenciamento de produção e comercialização, além da área de Robótica e Automação com a criação de soluções para automação de processos industriais em parceria com empresas locais, por meio de equipes do Espaço 4.0.
Contêiner em instalação no Campus Satuba
Com a chegada do Espaço 4.0, o Campus Satuba possuirá dois equipamentos para a qualificação e capacitação do público interessado em inovação, na região metropolitana de Maceió. Por meio das duas instalações, será possível ofertar qualificações em prototipagem com impressoras 3D, scanners, canetas 3D e corte a laser; robótica educacional, utilizando kits Lego Education SPIKE Prime, ESP32 e Arduino; de desenvolvimento de aplicativos móveis, com ensino de React Native e Flutter; na área de Internet das Coisas (IoT) aplicada à automação residencial e industrial, além de desenvolver projetos de inovação tecnológica, em parceria com empresas e instituições.
“Aqui no Campus Satuba, os alunos já tinham acesso a tecnologias como impressoras 3D e kits de Robótica. Agora, com a chegada do Espaço 4.0, vamos poder oferecer cursos de qualificação nestas tecnologias para toda a comunidade de Satuba e cidades circunvizinhas”, pontuou Davi Carnaúba, professor e coordenador do Espaço 4.0 na unidade de Satuba.
Os cursos variam em carga horária e público-alvo, abrangendo estudantes do ensino médio, técnico e superior, além da comunidade externa. As inscrições são feitas por meio dos canais institucionais do Ifal e de editais divulgados no site oficial e redes sociais. Neste ano, eles acontecerão a partir de abril.
“Esse esforço conjunto entre gestão, corpo docente, estudantes e parceiros externos fortalece a missão do IGal de ser um agente transformador na sociedade, capacitando profissionais aptos a enfrentar os desafios do mercado contemporâneo”, enfatiza Cassiano.