Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal ganha Manual de Mídias Sociais

Ifal ganha Manual de Mídias Sociais

Publicação foi lançada no 1º Fórum de Comunicação da instituição

por Jhonathan Pino publicado: 22/06/2022 12h35, última modificação: 22/06/2022 20h28

O Departamento de Comunicação e Eventos (DCE) apresentou nesta terça-feira (21), o Manual de Mídias Sociais do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Produzido a partir de um grupo formado por profissionais do departamento e agentes de comunicação das unidades, o documento visa orientar os agentes públicos e alunos para o uso de maneira estratégica das diferentes mídias sociais da instituição.

Nele, estão presentes as diretrizes para a produção de conteúdo; sugestões do que e como divulgar; questões de linguagem e das ferramentas da web; definição de públicos e redes sociais adotadas pela instituição. Também são pontuadas questões de gerenciamento de crises e do padrão visual adotado pelo Ifal.Poliana Urtiga atua na padronização do material gráfico do Ifal e contrinuiu ´para a construção do Manual de Mídias Sociais.jpeg

A servidora do Campus Maceió e responsável pela diagramação do manual, Poliana Urtiga, há mais de cinco anos vem contribuindo para a produção de conteúdo digital, junto ao DCE e à Coordenação de Comunicação da unidade, por isso foi convidada para integrar a construção do documento que norteia o uso nas mídias do Ifal.

“Foi um trabalho motivador, diante tudo que a gente enfrenta e encontra no trabalho nas mídias sociais do Instituto. Por mais informais que as mídias/redes sociais sejam elas são canais oficiais de comunicação do Ifal e precisam ser tratadas como tal. O Manual vem também com o propósito de fortalecer a imagem da instituição nesses canais e a interação com o nosso público (interno e externo)”, pontuou.Melissa Menezes coordenou o 1º Fórum de Comunicação do Ifal.jpeg

Para a diretora de DCE, Melissa Menezes, o manual é mais um passo dado em direção ao fortalecimento da imagem e padronização da comunicação institucional.

“A gente lança o manual de mídias como primeiro passo; se propõe a fazer um encaminhamento para a revisão de outros atos normativos relativos ao uso do site; a discutir mais uma vez a política de comunicação e os procedimentos do dia a dia, que mesmo com autonomia, precisam ser integrados, uma vez que o DCE é responsável pela supervisão, acompanhamento e coordenação de toda a comunicação institucional do Ifal”, comentou.

Fórum de Comunicação

O manual foi apresentado aos profissionais e agentes envolvidos com a comunicação institucional no 1º Fórum de Comunicação. Na oportunidade, estiveram reunidos profissionais e estagiários do Jornalismo, Relações Públicas, Programação Visual, além de servidores que atuam nas mídias sociais. Como convidado, o analista de comunicação do Ministério Público do Trabalho (MPT), Rafael Barreto, apresentou um panorama sobre a atuação profissional da área no serviço público.O analista de comunicação do Ministério Público do Trabalho, Rafael Barreto, fez apontamentos de sua trajetória no serviço público.jpeg

No dia, os participantes também tiveram acesso aos resultados de uma pesquisa realizada junto aos públicos estratégicos da instituição, onde foram analisados dados sobre o consumo das mídias do Ifal pelos servidores, alunos e a comunidade externa.

“O Fórum foi a primeira ação do grupo de comunicadores, presencial, depois do retorno oficial à presencialidade no âmbito do Ifal. Foi um momento importante, por revermos os colegas, fazer novas ligações, novas conexões e para também firmar nossa primeira agenda de trabalho, no propósito de construir essa comunicação integrada e continuada entre as unidades de ensino e da reitoria do Ifal”, comentou Melissa.

Confira o Manual!