Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal fecha contrato de primeiro emprego com três alunas por meio do Jovem Aprendiz

Empresa na área de construção civil iniciou vínculo com alunas de diferentes cursos técnicos
por Jhonathan Pino publicado: 12/08/2024 13h39, última modificação: 12/08/2024 13h57

Três alunas do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) iniciaram esse mês um novo ciclo em suas vidas profissionais. Maitê Suêaray, do curso de Logística, do Campus Benedito Bentes; Lays Gabrielly, de Edificações, e Mylena Bonifácio, de Segurança do trabalho, ambas do Campus Maceió, foram as primeiras a terem suas carteiras assinadas, por meio do convênio entre empresas e o Programa Jovem Aprendiz, com o intermédio do Ifal.

A iniciativa permitirá que elas ganhem experiência prática e formação profissional de qualidade, enquanto estudam, além de com carteira assinada e benefícios trabalhistas, a partir da assinatura do contrato de um ano com a empresa LEF Construções.

As três irão atuar juntas, mas com funções voltadas às suas áreas de formação. Maitê, por exemplo, relata que após duas semanas atuando, percebe que a experiência já está sendo muito valiosa.

“Estou aprendendo bastante sobre como a logística funciona na prática, especialmente dentro de uma construtora, que é algo novo para mim. Cada dia é algo diferente (o que me estimula, não gosto de repetição), e estou me esforçando para absorver o máximo possível e ajudar a minha equipe com o que for necessário. Estou muito animada com o que ainda vou aprender e com a oportunidade de crescer junto com todos aqui”, relata.

Assim como Maitê, trata-se do primeiro emprego da Lays, que vem atuando na área de medições e auxiliando em relatórios de serviços realizados na mesma empresa. A estudante de Edificações do Campus Maceió disse estar contente com o momento. “Tá sendo uma experiência maravilhosa e nova para mim, venho descobrindo coisas novas e tenho colocado em prática o que aprendi no Ifal”, pontua.

Estudantes devem se cadastrar no Banco de Talentos do Ifal para participarem de processos seletivos ofertados pelo programa.png

Veja como fazer parte

Para participar do Programa Jovem Aprendiz, as três cadastraram seus currículos no Banco de Talentos do Ifal. É daí que são tirados os candidatos para participarem dos processos seletivos das empresas, tanto para estágios como para oportunidades de trabalho. Uma vez chamadas, eles participam de entrevistas e testes.

No caso do Programa Jovem Aprendiz, podem se inscrever todos os alunos dos cursos técnicos que sigam o requisito da idade do Ministério do Trabalho, como é normalmente voltado para maiores de 14 anos e menores de 24. Após o cadastro no Sistema de Estágios e Jovem Aprendiz (Seja) a/o aluna/o ele recebe via e-mail as orientações para acesso ao sistema, informações e orientações para assinatura do contrato.

Caso alguma empresa queira fazer parceria para a contratação de alunos do Ifal, é necessário que a mesma preencha o formulário eletrônico. Não há cobrança de quaisquer valores.

O coordenador do programa Jovem Aprendiz no Ifal, Caio Leondosi, pontua, que ao contrário do estágio, que não cria vínculo empregatício, no Jovem Aprendiz, o contratado possui um vínculo com todos os direitos inerentes, como salário-mínimo, FGTS, adicional de férias, férias remuneradas, 13º salário, estabilidade em caso de gravidez.

“Esse vínculo se assemelha com o contrato de experiência de até 90 dias na empresa, que a maioria das pessoas já conhece, pois já correm todos os direitos trabalhistas ao aluno, com algumas particularidades, como a impossibilidade de desligamento pela empresa sem justa causa na situação do Jovem Aprendiz, mas, se for o jovem aprendiz que desejar se desligar, ele não precisa arcar com as indenizações próprias da experiência de até 90 dias”, observa o coordenador.