Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal faz relançamento da Revista científica Educte no próximo dia 26

Ifal faz relançamento da Revista científica Educte no próximo dia 26

Periódico multidisciplinar reúne artigos de autores internos e externos

por Jhonathan Pino publicado: 11/11/2020 11h18, última modificação: 11/11/2020 11h18

A revista científica do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Educte, já tem nova data para o seu relançamento. No próximo dia 26 de novembro, a partir das 15h, o canal oficial do Ifal, no Youtube, fará a transmissão da cerimônia, que será marcada pela publicação de quatro novas edições, de 2017, 2018, 2019 e 2020.

De conteúdo multidisciplinar, a Educte reúne artigos de autores internos e externos ao Ifal, com temáticas de áreas de conhecimento diversas, como química experimental, linguística, ensino, sociologia, geografia, saúde. Eles foram selecionados a partir de um conselho editorial formado por 16 profissionais de todas as regiões do país.

Entre os conselheiros estão representantes da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo; das universidades federais de Alagoas (Ufal), da Bahia (UFBA), de Goiás (UFG), DE São João del Rei (UFSJ), da Estadual de Alagoas (Uneal) e de instituições de ensino superior de iniciativa privada, além de servidores dos institutos federais da Bahia (IFBA), Rio de Janeiro (IFRJ), de Rondônia (IFRO) e o Ifal.

O periódico, que já existe há mais de dez anos, foi descontinuado em 2014, mas ganhou vida em agosto, com a definição de um novo conselho editorial, cuja gerência executiva está sendo ocupada pelo professor Paulo Felisberto da Rocha. Ele explicou que esses profissionais são responsáveis pela decisão de questões de caráter científico em suas áreas de atuação.

“Um exemplo desse trabalho é quando dois revisores ad hoc não chegam a um mesmo denominador comum sobre determinado material e o colaborador é chamado a solucionar a questão; na atualização de templates, foco, escopo, normas de editoração e de outras questões não pacificadas ou que transcendam o campo corporativo indo ao universo acadêmico", comenta.

Participarão do lançamento o reitor Carlos Guedes, a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Eunice Palmeira e a presidenta do Conselho Editorial Adriana Thiara. Na ocasião, também ocorrerá a posse do Comitê Científico da publicação. Em janeiro 2021 será publicada nova de chamada dos artigos, no modelo fluxo contínuo. Confira a revista.