Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal fará seleção simplificada para professora/o substituta/o por regiões
conteúdo

Notícias

Ifal fará seleção simplificada para professora/o substituta/o por regiões

Concurso

Decisão inclui ainda pagamento de retribuições por titulação às/aos substitutas/os
por Adriana Thiara Oliveira publicado: 27/09/2024 15h58, última modificação: 27/09/2024 15h58

O Colégio de Dirigentes (CD) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) deliberou na reunião realizada nesta quinta-feira (26), duas atualizações que impactam positivamente os próximos editais de Processos Seletivos Simplificados para professoras/os substitutas/os. As duas novidades já serão incorporadas nos próximos editais.

De acordo com o reitor do Ifal, Carlos Guedes, que também é o presidente do órgão colegiado, a medida deve contribuir efetivamente dando celeridade na ocupação das vagas que surgem. "Com esta deliberação haverá melhor aproveitamento do resultado do concurso, favorecendo a eficiência administrativa, bem como também deve ser mais atrativo para as candidatas/os por garantir no edital o pagamento das retribuições por titulação", destacou o reitor.

Novidades

compec_final (2).jpgAs duas deliberações foram percebidas pelo órgão colegiado como positivas. A primeira se refere à possibilidade de aproveitamento da lista de cadastro de reserva em outros campi, a partir do que está sendo tratado como "regionalização", que se caracterizaria pela proximidade geográfica dos campi, assim como de áreas de ensino comuns.

Já a segunda atualização é a inserção nos editais da exigência de qualificação em nível de pós-graduação, de modo a garantir o pagamento de retribuição por titulação (RT) as/os professoras/os aprovadas/os.

De acordo com Cledilma Costa, pró-reitora de Ensino, o Colégio de Dirigentes, junto à Comissão Permanente de Concurso (COMPEC) e à Coordenação de Contrato e Admissão de Pessoal (CCAP), compreenderam a necessidade dos editais de seleção para professora/or substituta/o incorporem tanto a exigência de pós-graduação, com consequente pagamento de RT, quanto abrir a possibilidade de aproveitamento de quadro reserva de candidatos/as aprovados, considerando a proximidade geográfica dos campi e as áreas de ensino.

“O Ifal tem buscado, constantemente, o aperfeiçoamento dos seus processos de gestão e a possibilidade de buscar alternativas e fluxos institucionais que garantam acesso pleno, condições de permanência e conclusão com êxito profissional e acadêmico de nossos/as estudantes”. 

A regionalização dos processos seletivos simplificados para professoras/os substitutas/os deve iniciar já nas próximas demandas de vagas para substituição, assim como incluirão dispositivo no edital referente à condição de pagamento de RT.