Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal estreia no Univerciência com pesquisas realizadas pelo Laboratório de Irrigação do Campus Piranhas

REDE NORDESTINA

Reportagens mostram pluviômetro de baixo custo, adaptação genética de uvas ao semiárido e outros estudos realizados no Nordeste
publicado: 18/04/2022 16h06, última modificação: 18/04/2022 16h12

Do Univerciência com DCE Ifal

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) estreia nesta segunda-feira (18) no Univerciência, programa produzido por TVs e instituições públicas de ensino superior do Nordeste. O Ifal apresenta uma reportagem sobre pesquisas realizadas pelo Laboratório de Irrigação e Meteorologia do Campus Piranhas.

HORÁRIO: No canal do Youtube do Ifal, o Univerciência é exibido às segundas-feiras, às 16h.

Sob a coordenação do professor Samuel Silva, pesquisadores desenvolveram um pluviômetro de baixo custo, instrumento de coleta e medição do volume da água da chuva e que pode ser de grande ajuda no Garantia Safra (GS), ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O Laboratório apoia agricultores familiares de municípios sujeitos a perda de safra por razão da estiagem ou  excesso hídrico. Além disso, os pesquisadores realizam o mapeamento da água da região verificando a qualidade do líquido e de que forma ela pode ser melhor aproveitada.

Outra pesquisa apresentada pelo Laboratório de Irrigação do Ifal é a adaptação genética de espécies de uvas ao semiárido de Alagoas. As uvas estão usadas para a produção de licores, com o objetivo de gerar renda aos agricultores sertanejos.

O programa também mostra outros estudos realizados por instituições nordestinas, como o potencial antimicrobiano do óleo essencial de malvão na criação de tilápia, uma alternativa para tratamento de doenças em caprinos e uma pesquisa dedicada aos antigos fotógrafos lambe-lambe.

Óleo essencial de malvão

O uso descontrolado de antimicrobianos no combate a doenças que afetam os peixes pode causar uma série de problemas, a exemplo da resistência a certos tipos de bactérias em peixes criados em cativeiro, como a tilápia. Um estudo de cientistas do Instituto Federal do Sertão Pernambuco (IFSertãoPE), em Petrolina, descobriu o potencial antimicrobiano do óleo essencial de malvão, espécie de planta utilizada pela medicina popular para o tratamento de infecções gripais. Ao analisar um produto natural, os pesquisadores observaram que a diversidade de moléculas em plantas permite que uma bactéria seja atacada por vários alvos diferentes, dificultando o desenvolvimento de mecanismos de resistência.

Tratamento de caprinos

Alternativa sustentável e segura para o diagnóstico e tratamento de doenças que atingem os caprinos está sendo estudada por pesquisadores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), que trabalham na aplicação do extrato da casca do barbatimão no controle de verminoses. A pesquisa revela que o extrato dessa planta é seguro em caprinos e não apresenta toxicidade na sua utilização. De acordo com os cientistas, a necessidade de frequente utilização de remédios antiparasitários é um dos principais desafios para a criação dos caprinos, uma vez que a prática de utilizar remédios tradicionais, que os vermes já apresentam resistência, implica, também, em uma perda econômica, uma vez que a produtividade do animal diminui.

Lambe-lambe

Uma pesquisa da Universidade Federal de Sergipe (UFS) apresenta as personalidades que fizeram parte da história de Aracaju, através da fotografia lambe-lambe. Uma clara contribuição social e cultural para a capital sergipana, o programa revela como surgiu a ideia da pesquisa. Antes da facilidade das tecnologias, a fotografia era um artigo de luxo e, para ter um registro, artigo caro na época, a população recorria aos serviços dos fotógrafos lambe-lambes.

O Univerciência

Primeiro programa brasileiro de TV e Internet dedicado à popularização da ciência produzida no nordeste brasileiro, o Univerciência foi criado em 2020 pela TV Uesb (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia), e transformou-se, a partir da parceria entre a TVE Bahia e 40 instituições públicas de ensino superior de toda a região, em um conteúdo colaborativo com alcance e repercussão nacional, através da veiculação em TV’s públicas, educativas, culturais e universitárias, e nos canais das emissoras e das universidades na Internet.

O programa pode ser assistido em diferentes dias e horários nas diversas emissoras de TV aberta, em 12 estados brasileiros, além do Canal Saúde, Canal Futura e GloboPlay, e é disponibilizado semanalmente nos canais na Internet por cada TV e universidades participantes, alcançando juntos cerca de 100 milhões de pessoas. Entre estudantes, docentes e técnicos, o Univerciência conta com mais de 800 mil pessoas envolvidas na sua realização, com um alcance de mais de 8 milhões de pessoas nas redes sociais.

Assista ao novo episódio: