Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal esteve em encontro entre presidente e Reitoras/es

Ifal esteve em encontro entre presidente e Reitoras/es

Brasília

Governo Federal anunciou R$5,5 bi em investimentos na Educação
por Adriana Thiara Oliveira publicado: 11/06/2024 10h15, última modificação: 11/06/2024 10h15
Exibir carrossel de imagens Ricardo Stuckert / PR; RICARDO STUCKERT 10.06.2024 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante Reunião com Reitores de Universidades e Institutos Federais, no Palácio do Planalto. Brasilia - DF.

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Foto: Ricardo Stuckert / PR

A reitora em exercício, Profa. Cledilma Costa, esteve em Brasília nesta segunda-feira (10), para participar da agenda com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Governo. Na pauta, acompanhada pelas reitoras/es de Institutos e Universidades Federais, foi anunciado a destinação de R$5,5 bilhões para a consolidação e expansão das instituições da Rede Federal e de universidades por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

“De vez em quando a gente precisa fazer comparação: em 100 anos foram feitas 140 instituições da Rede Federal. Em pouco menos de 15 anos, vamos entregar 782 institutos nesse país. Porque nós também achamos que não é possível desenvolver as cidades periféricas e pequenas e médias do interior do país se não tiver instituições que possam, em função desse curso existir, adaptar a realidade local para que tenha capacidade de produzir o desenvolvimento regional”, disse o presidente Lula sobre a importância da consolidação e expansão da Rede Federal no país.

Para a consolidação da Rede Federal, serão repassados R$3,17 bilhões, destinados a 338 obras, das quais 223 serão iniciadas, 95 retomadas e 20, que estão em andamento, concluídas. As obras têm como objetivo fortalecer a graduação - salas de aula, laboratórios, bibliotecas, auditórios, estruturas acadêmicas e complexos esportivos e culturais - e a assistência estudantil - refeitórios, moradias, equipamentos de saúde e centros de convivência.

Segundo a reitora em exercício, entre os objetivos do encontro estava ainda anunciar recursos de custeio para os Institutos Federais. “Apesar de não ter sido divulgado o detalhamento para cada Instituto Federal, certamente essa nova recomposição orçamentária vai minimizar a demanda do IFAL por recurso de custeio”, destacou Cledilma Costa.

Senso de Oportunidade

Na ocasião, o Conselho Nacional de Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF) divulgou uma Carta Aberta das Reitoras e dos Reitores, solicitando ao governo federal a manutenção do diálogo com as representações das categorias de técnicos-administrativos e de docentes, e o pedido para que as demandas sejam atendidas. A carta do Conif foi entregue ao presidente Lula e ao ministro Camilo Santana, assim como foi possível também entregar a carta do comando de greve do IFAL tratando acerca das reivindicações locais.

Com informações da Agência Brasil e Diretoria de Comunicação do Conif