Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal entrega Plano de Turismo em Jequiá da Praia como resultado de cooperação técnica
conteúdo

Notícias

Ifal entrega Plano de Turismo em Jequiá da Praia como resultado de cooperação técnica

Ação é fruto de convênio entre o Campus Marechal e a Prefeitura do município litorâneo

por Roberta Rocha publicado: 02/12/2021 17h16, última modificação: 02/12/2021 18h06

O mês de novembro terminou, mas deixou marcada a parceria entre o Instituto Federal de Alagoas - Ifal Campus Marechal Deodoro, o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e a Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio de Jequiá da Praia, cidade do Litoral Sul de Alagoas. Foi na última quinzena do mês que o Instituto entregou à municipalidade o Plano Municipal de Turismo de Jequiá da Praia, elaborado pelos docentes Renato Lôbo (Campus Marechal), Adriana Thiara (Campus Maceió) e a graduada em Gestão de Turismo Jéssica Conceição (Campus Maceió).

O documento é um dos produtos da cooperação técnica firmada por meio do Convênio Nº21/2021, entre a Prefeitura de Jequiá da Praia e o Departamento de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação do Ifal Marechal Deodoro, coordenado pelo docente Fábio Castilho. 

"A Cooperação Técnica é um termo onde a instituição e a Prefeitura realizam um plano de trabalho compartilhado. Não há repasse de valores e cada um é responsável pela ação que vai executar no plano. Nós do Ifal, temos atuação com ordenamento turístico, capacitação e qualificação profissional e também na concepção de um Plano Municipal de Turismo, que faz parte de uma Diretriz Política Nacional, através do Programa Macroestruturante de Regionalização do Turismo, onde se orienta a descentralização da política de turismo nos estados e municípios - sendo esse um dos requisitos para categorização turística", explicou o professor Renato Lôbo.

Instrumento utilizado pelo Ministério do Turismo para identificar o desempenho da economia do setor nos municípios que constam no Mapa do Turismo Brasileiro, a categorização turística tem o intuito de melhorar a tomada de decisões e a implementação de políticas que respeitem as peculiaridades dos municípios. Além de atender um conjunto de necessidades do município, a produção do Plano Municipal de Turismo de Jequiá da Praia visa contribuir para a evolução dessa categorização turística da cidade.

"A categorização turística é composta por 5 letras: A, B, C, D e E. Cada letra tem um conjunto de requisitos que faz com que seja analisada de acordo com seu grau de maturidade. E todas as municipalidades do país participam, a cada dois anos, de uma avaliação da Diretriz Política Nacional, onde as atividades que são executadas no setor de Turismo fazem com que elas sejam classificadas. Um dos componentes necessários para Jequiá da Praia, que tem categorização D, subir para categorização C seria a realização de um Plano Municipal de Turismo. Aí a gente contemplou dentro da cooperação técnica essa ação, para que na próxima avaliação o município pudesse subir de categoria e acessar um conjunto de benefícios da Política Nacional de Turismo e poder reposicionar o município no destino turístico nacional", detalhou Renato Lôbo. 

Metodologia - A equipe técnica do Ifal envolvida na produção do Plano utilizou a metodologia de Análise Swot, uma ferramenta de planejamento estratégico que avalia cenários para embasar a tomada de decisões. Por meio do método, foi estabelecida uma estratégia de ação com objetivos a serem atingidos nos próximos dois anos. São eles: políticas públicas estruturantes; destinação pública de resíduos; medição dos impactos da atividade turística; preservação dos atrativos naturais; qualificação dos atrativos turísticos; qualificação profissional; fomento histórico cultural; sinalização turística e marketing e promoção.

Além das oficinas para composição da análise de Swot, a partir do levantamento das fortalezas, fraquezas, oportunidades e ameaças para o setor de turismo do município,  a construção do Plano Municipal envolveu entrevistas qualificadas com lideranças do setor de Turismo de Jequiá da Praia.

"Buscamos referencial teórico na Política Nacional e na Política de Estado para poder conceber, nesse cenário, o Plano Municipal. Finalizamos com uma disponibilização através do Conselho Municipal de Turismo que, em formato de audiência pública, validou a versão preliminar e aí fizemos a entrega do Plano, na perspectiva de cumprir o nosso propósito institucional, que é atuar cada vez mais dentro da comunidade, com os problemas locais, para otimizar a dinâmica das cadeias produtivas e contribuir também com o desenvolvimento do território", complementou Renato Lôbo.

Equipe que atuou na construção do Plano Municipal de Turismo de Jequiá da PraiaEsforço coletivo

O convite para Adriana Thiara, professora do curso superior de Gestão de Turismo do Campus Maceió, integrar a iniciativa ocorreu em função da sua experiência com pesquisa em políticas públicas na área de turismo. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologias e Politicas Públicas da Unit, a profissional pretende inserir o Plano em questão como um dos elementos a serem estudados em sua tese.

A outra integrante da equipe, Jéssica Conceição, é mestranda em Geografia na Universidade Federal de Alagoas e também trouxe contribuições de sua atuação na área para a produção. "A gente precisa dessas profissionais para compor a equipe técnica, para poder pensar a metodologia e atuar no território", pontuou o docente do Ifal Marechal que encabeçou o grupo. 

Conforme Renato Lôbo, que é também coordenador de extensão da unidade de ensino do Ifal em Marechal Deodoro, a ideia é, a partir dessa primeira experiência de cooperação técnica com a Prefeitura de Jequiá da Praia, implementar um plano de trabalho similar em três outros municípios do Litoral Sul de Alagoas onde o Campus Marechal tem atuado.

"Ou a gente vai trabalhar na qualificação turística, no ordenamento do setor, apoiando, envolvendo os discentes também no plano de trabalho e favorecendo a questão das práticas profissionais para composição da carga horária dos projetos pedagógicos que envolvem acões extensionistas e de mercado. E por outro lado, vamos ajudar os municípios para elevar o grau de maturidade e poder se reposicionar no turismo nacional e internacional", finalizou.

Confira o Plano Municipal de Turismo de Jequiá da Praia.