Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal encerra participação no Congresso de Computação com palestra da pró-reitora de Pesquisa
conteúdo

Notícias

Ifal encerra participação no Congresso de Computação com palestra da pró-reitora de Pesquisa

Debates versaram sobre raciocinadores, lideranças e carreiras
por Adriana Thiara Oliveira publicado: 24/07/2025 17h54, última modificação: 24/07/2025 17h54

Com a palestra “Como representar provas em 𝒜ℒ𝒞 do Método de Conexões de forma mais clara e compreensível”, a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPPI) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Eunice Palmeira, realizou a última participação da instituição nas atividades do 45º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC). 

Estudante acompanha a palestra da pró-reitora Eunice PalmeiraA palestra, ministrada durante o Workshop Brasileiro de Lógica, foi um recorte da tese de doutorado da pesquisadora do Ifal, onde foi apresentado uma tradução de métodos de inferência para raciocinadores que utilizam Lógica de Descrições.

A pró-reitora participou ainda, horas antes, da Women in Information Technology, ambiente destinado para o debate sobre “Interseccionalidade em lideranças e carreiras”. Ao lado das também pesquisadoras, Anna Marques, Andrea do Amaral e Glecem Gaia, Eunice Palmeira e as demais debateram a inclusão de gênero e raça na pesquisa.

Pró-reitora palestra no Congresso de Computação Para Eunice Palmeira, estar no CSBC é relembrar as experiências como congressista que, embora sempre encantada, não vislumbrava um dia estar na posição de conferencista. “Eu me recordo do meu primeiro CSBC, onde eu tinha dificuldades de entender muitas das pesquisas, das quais hoje são uma realidade, como Inteligência Artificial. Hoje me sinto lisonjeada e reconhecida por fazer parte da programação oficial deste evento que contribui na formação e aponta as tendências”, comentou.

Carolina Menezes, estudante do Campus Rio Largo, e sua filhaAs palestras da pró-reitora foram acompanhadas por Carolina Menezes, estudante do curso subsequente de Informática para Internet, do Campus Rio Largo. Ela e a filha eram as únicas mulheres na sala, conferindo a palestra. Caroline contou que é apaixonada por lógica e debates que envolvem mulheres, especialmente lógica e gênero, um assunto que é tão real no dia a dia vivido por ela. "É uma inspiração real. Mulher, na área de tecnologia, gestora da minha instituição. Isso me fez abrir as perspectivas e pensar que eu também vou conseguir", disse a estudante.