Notícias
Ifal e Unidade Embrapii em Alagoas dialogam sobre parcerias em CT&I
As Pró-reitorias de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPI) e Extensão (Proex), como também a Procuradora Federal no Instituto Federal de Alagoas (Ifal) estiveram nesta quinta-feira(03), no Laboratório de Inovação EDGE, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), no Centro de Inovação do Jaraguá.
As equipes estiveram durante toda a manhã visitando as instalações do laboratório que é uma referência nacional na condução de projetos de pesquisa e desenvolvimento, com ênfase nas áreas de Automação Industrial, Sistemas Embarcados e Inteligência Artificial.
Desde 2020, o laboratório é credenciado como uma Unidade Embrapii, nível Diamante, mais alta titulação, o que reforça sua atuação no desenvolvimento de soluções inovadoras para o setor industrial, uma das razões pelas quais o Ifal buscou estreitar relações com o laboratório.
Durante a visita, as equipes do Ifal foram recebidas pelos professores Willy Tiengo, coordenador do Edge; Davi Bibiano, diretor do Instituto de Computação da Ufal; além do presidente da Vertex, Jean Paul Newman, empresa parceira do Edge.
De acordo com a pró-reitora da PRPPI, Eunice Palmeira, a visita fortalece a aproximação interinstitucional e as oportunidades de parcerias. Ainda segundo a pró-reitora, o Edge já mantém um diálogo para oferta de vagas de estágio e desenvolvimento de projetos em conjunto exclusivamente para estudantes do Ifal.
“Além de sensibilizar as equipes quanto a importância do Edge e do ecossistema de inovação em Alagoas, o encontro de hoje fortalece a política institucional de inovação que é balizada pela política nacional”, destacou Eunice.
EDGE
Criado em 2015, no Instituto de Computação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), o Edge tornou-se referência nacional na atuação em projetos de pesquisa e desenvolvimento, entregando resultados e impulsionando pessoas e empresas para a inovação.
Espalhados em sete (07) laboratórios, conta com mais 250 profissionais de alta performance, prontos para atender às principais necessidades dos nossos parceiros, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico do país.
Desde 2020, o Edge é credenciado como uma Unidade Embrapii, o que traz a chancela de suas competências do ponto de vista científico e tecnológico para atuação em projetos de inovação para o setor industrial.