Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal e Ufal trazem para Maceió evento internacional de informática e educação

Ifal e Ufal trazem para Maceió evento internacional de informática e educação

publicado: 19/06/2015 13h10, última modificação: 19/08/2015 09h45
Exibir carrossel de imagens 4º Congresso Brasileiro de Informática na Educação

4º Congresso Brasileiro de Informática na Educação

No período de 26 a 30 de outubro de 2015, Maceió será sede de importantes eventos acadêmicos de informática e de tecnologias educacionais. O 4º Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), o maior do país nessa área de pesquisa, será realizado no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, localizado no bairro de Jaraguá, e irá congregar o 26º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) e o 21º Workshop de Informática na Escola (WIE). Outra novidade na edição deste ano, é que o CBIE será realizado em conjunto com a 10ª Conferência Latino-americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem (LACLO).

Com o tema Ciência, inovação e empreendedorismo: integração latino-americana pela educação, o evento, que é o mais antigo na área de informática e educação, irá trazer pesquisadores renomados para discutir temas e estratégias fundamentais para o desenvolvimento dos países. Na programação, constam nomes de profissionais do Canadá, Estados Unidos, Japão, Espanha e Brasil.

A organização do congresso é feita pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). É a primeira vez que um instituto federal participa da organização desse evento. “O objetivo é o de estimular o desenvolvimento de pesquisas e projetos no Ifal que abordem a associação entre informática e educação, além de promover o debate em torno de práticas atualizadas sobre o uso das tecnologias como apoio para inovação do processo de ensino”, destaca o professor do Ifal que faz parte da comissão organizadora, Cleber Nauber dos Santos.

O congresso, de âmbito internacional, é interdisciplinar e qualquer pessoa com interesse pela temática pode participar.

Alguns palestrantes já confirmados:

Andrew Ng – cofundador do Cousera e Diretor do Laboratório de IA (Inteligência Artificial) de Stanford University, Califórnia-EUA.

José Armando Valente - Docente pelo Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação do Instituto de Artes da Unicamp (2005). Pesquisador do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Nied) da Unicamp, São Paulo.

Paulo Blikstein - professor da Faculdade de Educação e Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Stanford - EUA.

George Siemens - Diretor Associado do Instituto de Pesquisa de Conhecimento Avançado em Tecnologia na Universidade de Athabasca University, Athabasca - Canadá.

Riichiro Mizoguchi - Professor e pesquisador do Japan Advanced Institute of Science and Technology (JAIST), Osaka - Japão.

Adriana Gewerc Barujel - Universidade de Santiago de Compostela, Santiago de Compostela-Espanha.

Para conferir mais detalhes dos palestrantes, acesse o a aba "Palestrante" disponível no site oficial do evento (ic.ufal.br/evento/cbie_laclo2015/).

Participação do Ifal no CBIE

O evento ofertará oito oficinas de 2 horas cada e o Ifal ficou responsável por submeter duas propostas, sendo uma institucional que foi definida pela Pró-reitoria de Pesquisa e InovaçãoPRPI, cujo tema é Registro de software educacional numa perspectiva interdisciplinar, e outra aberta à comunidade acadêmica (ainda no aguardo de propostas).

Os docentes e técnicos do Ifal têm até o dia 29 de junho para submeter proposta para oficina através  DESTE LINK . As propostas serão analisadas pelo comitê nacional do evento e a selecionada será divulgada pela comissão local.

As sugestões de oficinas devem atender aos seguintes critérios:

• originalidade

• alinhamento da proposta ao tema do Evento “Ciência, Inovação e Empreendedorismo: Integração Latino-Americana pela Educação”

• relevância nacional/internacional

• replicabilidade

• apresentar claramente uma situação-problema, a metodologia e o processo utilizado para sua solução

• duração de 2 horas

• plano de atividade da oficina

Inscrições

As 50 primeiras inscrições para alunos e servidores do Ifal  no 4º CBIE serão gratuitas, totalizando 100 vagas. Para realizar a sua inscrição pelo Ifal, CLIQUE AQUI.

As demais seguirão as regras do evento, disponíveis no site oficial.

Para obter mais informação, acesse ic.ufal.br/evento/cbie_laclo2015/.

registrado em: , ,