Notícias
Ifal e Ufal realizam 45ª edição do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação
O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) realizam a 45ª edição do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), que ocorrerá entre os dias 20 e 24 de julho, no Centro de Convenções de Maceió, com o tema “Governança Digital para uma Sociedade Sustentável”.
O CSBC é o maior evento científico em Ciência da Computação da América Latina. Realizado desde 1978, o evento reúne cientistas, engenheiras/os, pesquisadoras/es, professoras/es, estudantes, empresas e empreendedoras/es visando explorar, demonstrar e debater sobre o estado da arte em computação, bem como para identificar os tópicos de pesquisa emergentes e questões abertas para pesquisas futuras.
Para Eunice Palmeira, pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPPI), a realização do CSBC em Maceió representa uma oportunidade ímpar para toda a comunidade, especialmente aqueles que atuam na área de Computação, de ampliar a visão e a formação acadêmica sem a necessidade de deslocamento para outras regiões.
“Do ponto de vista institucional, o Ifal, como correalizador e participante ativo, reafirma seu compromisso com a ciência, a tecnologia, a inovação e a responsabilidade social. A instituição se projeta com protagonismo no cenário acadêmico e científico, promovendo atualização de conhecimentos, adoção de práticas inovadoras e o intercâmbio de experiências nacionais e internacionais em um campo em constante expansão”, destacou a pró-reitora.
O CSBC reunirá 26 eventos científicos e uma extensa programação social, dividida em outros 20 eventos, entre eles SBIE, IDEIA, SBSeg, SVR e WEI, com a participação de 1.722 pessoas de todos os estados brasileiros, além de participantes dos Estados Unidos e da Colômbia e momentos de entretenimento que incluem uma corrida e caminhada, jantar oficial e rock'n code, encontro com música e muita interação.
Para Elvys Soares, professor e organizador do evento pelo Ifal, esta edição se tornou histórica e a mais especial, pois a comissão organizadora local, formada pelo Ifal e pela Ufal, alcançou a marca de maior edição em número de participantes.
A comissão local comemora 1.708 inscritos, fazendo esta 45ª edição a maior de todas as edições. O congresso é o mais importante evento da área por possibilitar que as/os participantes possam apresentar trabalhos e ter acesso a uma programação diversificada, com tendências mais atuais em temas como Governança Digital, Inteligência Artificial, computação ubíqua, blockchain e educação em computação”, comemorou.
Ifal no CSBC
Dentro do congresso, o Ifal manterá um estande que disponibilizará outras programações. A Mostra de Tecnologia, Inovação, Inclusão e Sustentabilidade será o fio condutor do estande durante todo o período do evento.
Uma área de exposição instalada no saguão central do CSBC, o estande do Ifal realizará demonstrações interativas mediadas pelas/os estudantes e líderes dos projetos de tecnologia desenvolvidos na instituição. A infraestrutura inclui duas Smart TVs, três bancadas de demonstração, banners, ilhas de robótica, cortadora à laser, entre outros equipamentos para demonstrar o potencial inovador do Ifal.
O foco será a exibição de projetos e protótipos produzidos nos Espaços Inovadores do Ifal, entre eles Rio Largo, Viçosa, Maragogi, Satuba, Arapiraca e Marechal Deodoro, que popularizaram a prototipagem digital nas escolas. A equipe contará com mais de quarenta monitores bolsistas e quinze servidores, organizados em rodízio pela Coordenação dos Espaços Inovadores/PRPPI, liderada pelo professor Cassiano Albuquerque.
A programação do estande prevê, no dia 20 de julho, pela manhã, atividades conduzidas pelos campi Maragogi e Satuba, com impressão 3D rápida com canetas e atividades ramificadas; à tarde, Maragogi e Viçosa apresentam uma demonstração do LEGO Spike Prime e corte à laser.
No dia 21, o turno matutino fica a cargo de Satuba e Marechal Deodoro, que realizarão gravação à laser e apresentarão protótipos tecnológicos; no período vespertino, Arapiraca e Maragogi demonstrarão o uso de robôs e realidade virtual.
No dia 22, Rio Largo e Marechal Deodoro mostrarão, pela manhã, robôs seguidores de linha e outros projetos tecnológicos; à tarde, Arapiraca e o IF Salgueiro (PE) exibirão uma aplicação de Realidade Virtual e gravação à laser.
No dia 23, as atividades matinais serão de Rio Largo e Viçosa, com demonstração de drone e outros projetos, e, à tarde, o IF Salgueiro (PE) e São Miguel apresentarão atividades gamificadas e farão a distribuição de brindes para os participantes.
Por fim, em 24 de julho, Satuba e Marechal Deodoro conduzirão, pela manhã, a apresentação de projetos tecnológicos e no turno da tarde, Arapiraca e São Miguel encerram a mostra com atividades de internet das coisas e gamificação.