Notícias
Ifal e Ufal assinam criação de Núcleo de Tecnologias Sociais
O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) assinaram, nesta terça-feira (14), a formalização da instalação do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES). Esta parceria entre Ifal, Ufal e o NEES possibilitará a criação de uma unidade no Ifal representando um marco institucional de grande importância nas áreas de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

O NEES/Ifal funcionará como braço complementar do Núcleo da Ufal, expandindo o alcance e a capacidade operacional das ações desenvolvidas.
De acordo com o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, o NEEs é mais que um produtos de soluções relevantes, com um elenco de pesquisadoras/es alagoanas/os de excelência. O impacto disso é expressado nos papers publicados e a aderência das pesquisas.
Segundo o reitor do Ifal, Carlos Guedes, este convênio vai proporcionar uma unidade no Ifal, como primeiro parceiro, pois já institucional do NEES. "Já existe um trabalho. Ifal e Ufal atuando juntos para o falecimento das pesquisas e captação projetos via Ifal. "Vai melhorar nossa capilaridade e mais pesquisadores trabalhando".
O professor Flávio Medeiros, do Campus Maceió, explica que o Ifal conta atualmente com a atuação de 42 bolsistas no NEES/UFAL, entre servidoras/es, docentes e discentes.
Com a formalização do NEES/IFAL, esse número tende a aumentar significativamente, especialmente com a formalização de novos projetos executados pelo IFAL. "Atuamos como vice-coordenador dos projetos em mais de oito Termos de Execução Descentralizada (TED) de grande porte, com o desenvolvimento de plataformas no âmbito nacional como é o caso por exemplo do Programa do Nacional do Livro Didático".

De acordo com Eunice Palmeira, pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPPI) do Ifal, são as duas instituições federais de ensino de Alagoas que se unem para o fortalecimento da pesquisa, do desenvolvimento tecnológico e inovação a partir das expertises de seus professores. "Essa união contribui para a qualificação e permanência dos estudantes envolvidos em projetos que entregam dados e informações para a melhoria, especialmente, da educação no Brasil".
