Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal e Tribunal Regional do Trabalho discutem programa trabalho seguro

Ifal e Tribunal Regional do Trabalho discutem programa trabalho seguro

publicado: 15/04/2021 18h49, última modificação: 15/04/2021 18h49

Na tarde desta quinta, 15, reuniram-se virtualmente as equipes da Coordenação de Saúde do Servidor, do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass) e de Segurança do Trabalho, junto ao reitor do Ifal, Carlos Guedes, o pró-reitor de extensão, Abel Coelho, a pró-reitora de desenvolvimento institucional, Edja Laurindo, o chefe de gabinete da Reitoria do Ifal, Zoroastro Neto, e uma equipe de servidores do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), da 19ª Região, liderados pela juíza Carolina Bertrand, para tratar de ações em prol da segurança e saúde no trabalho no âmbito das duas instituições.

“Nesse primeiro contato buscamos um intercâmbio de ideias e boas práticas entre os setores de saúde das duas instituições, no sentido de intensificarmos os cuidados com nossos servidores frente aos desafios impostos pelo trabalho remoto nesses tempos de pandemia”, afirmou a juíza. Nesse sentido, as duas instituições decidiram compor uma comissão com suas equipes das áreas de saúde e segurança do trabalho para que juntos possam desenvolver ações preventivas e educativas junto aos seus servidores e, no caso do Ifal, que também se estendam aos seus estudantes.

Para o reitor do Ifal, a parceria entre o Instituto e o TRT representa o compromisso de cada instituição no cumprimento da sua missão junto à sociedade. “Tem sido um grande desafio adaptar todas as nossas ações ao formato virtual, mas temos enfrentado as dificuldades para que sejam asseguradas as condições de êxito e permanência de nossos estudantes. Com os nossos servidores não pode ser diferente! Essa parceria nos traz outras possibilidades para a realização de mais ações de promoção à saúde e segurança no trabalho, por meio da troca de experiências entre os nossos servidores”, afirmou Carlos Guedes.

Programa Trabalho Seguro – O Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho é uma iniciativa do Conselho Superior da Justiça do Trabalho e do Tribunal Superior do Trabalho, em parceria com diversas instituições públicas e privadas, visando à formulação e execução de projetos e ações nacionais voltados à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho.