Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal e Secti reforçam compromisso com a CT&I
conteúdo

Notícias

Ifal e Secti reforçam compromisso com a CT&I

Em visita à Secretaria, instituto apresentou agenda de trabalho e da implantação da unidade Emprapii
por Adriana Thiara publicado: 14/01/2026 12h11, última modificação: 14/01/2026 15h30

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal), por meio da sua equipe sistêmica e docente, esteve na Secretária de Estado de Ciência e Tecnologia de Alagoas (Secti), nesta quarta-feira (14), visando fazer os ajustes finais para a implantação da unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial, no Ifal (Embrapii).

Segundo a Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Eunice Palmeira, neste momento o Ifal realiza uma visita de cortesia à Secti, por ocasião da posse da nova secretária, Aline Rodrigues. Ainda de acordo com a pró-reitora, a Secti mantém, ao longo de diferentes gestões, uma relação de cooperação sólida e estratégica com o Ifal.

“O encontro tem como objetivo estreitar esse vínculo com a nova secretária, apresentar as ações de pesquisa e inovação desenvolvidas pela instituição e registrar o agradecimento pelo apoio contínuo da Secti, que viabilizaram diversas iniciativas”.Secretária Aline Rodrigues recebe gestão do Ifal.jpeg

A Secti tem uma forte atuação em eventos de inovação e a parceria com o Ifal se consolida desde a cessão de espaços para eventos no Centro de Inovação do Estado, como também a cessão de instalações para a realização das aulas do mestrado em Administração para os servidores do Ifal e a perspectiva de implantação de uma unidade Embrapii, que poderá, inclusive, ser instalada no próprio Centro de Inovação.

"As pesquisas que o Ifal aproximam o estudante da ciência e tecnologia e formando as próximas gerações de pesquisadores. Estamos à disposição para ser rede de apoio institucional e ampliar o ecossistema de inovação de Alagoas", pontou a secretária.

Unidade Embrapii no Ifal

De acordo com o reitor Carlos Guedes, o encontro, além de apresentar as ações estratégicas do Ifal na área de tecnologia e inovação, deve ser também momento de pensar em ações para o fortalecimento do ecossistema de pesquisa e inovação e futuras parcerias, pensando principalmente na implantação da unidade Embrapii no Ifal, que certamente precisará do apoio da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de Alagoas. O gestor enfatizou que discutirá também a necessidade de indução de ações de incentivo à participação de mulheres na tecnologia.

No que diz respeito ao apoio institucional para implantação da unidade Emprapii, segundo o professor do Campus Maceió e membro da equipe que está conduzindo a implantação da unidade no Ifal, Johnnatan Duarte, a articulação com a Secretaria e também com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e os setores ligados à tecnologia e inovação do Estado tendem a fortalecer ainda mais a pesquisa aplicada do IFAL, em especial na área de Tecnologias Ambientais.

“Será um marco histórico a implementação de uma unidade Embrapii na área de tecnologias ambientais. Assim que a unidade for instalada, vai fortalecer ainda mais, desde a captação de recursos até a inserção mais aprofundada em pesquisas de ponta. Assim todo o Estado ganha”.

A visita da equipe da Embrapii em Alagoas para validação da unidade está prevista para ocorrer entre os dias 27 e 29de janeiro.