Notícias
Ifal e Seagri/AL firmam cooperação técnica para instalação de estufas agrícolas em três campi
Cooperação
Em um esforço conjunto para fortalecer a agricultura familiar na mesorregião do Leste Alagoano, o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Seagri/AL) firmaram uma cooperação técnica que resultará na instalação de três estufas agrícolas nos campi de Maragogi, Murici e Satuba, contribuindo significativamente para a recuperação econômica e o desenvolvimento sustentável das áreas afetadas pelas enchentes de 2010.
A instalação das estufas nos campi de Maragogi, Murici e Satuba é uma ação estratégica que fortalecerá a cadeia produtiva frutícola, a pesquisa, o ensino e a extensão na região. Este projeto, além de apoiar a produção de mudas e a qualificação profissional, representa um passo significativo na recuperação e no desenvolvimento sustentável das áreas afetadas pelas enchentes.
O projeto, que faz parte do Contrato de Repasse Transferegov nº 749768/2010, visa proporcionar infraestrutura produtiva aos agricultores familiares das regiões da Mata Alagoana e Litoral Norte impactados com as enchentes de junho de 2010 que deixaram em estado de calamidade pública e emergência mais de 277.828 pessoas, em 15 municípios. A destruição comprometeu a economia local, especialmente a capacidade de produção e comercialização dos agricultores familiares, enfraquecendo as cadeias produtivas agrícolas e a geração de renda.
As estufas agrícolas serão instaladas para atender a várias necessidades críticas da cadeia produtiva de fruticultura, que é predominantemente conduzida por agricultores familiares. Segundo o Censo Agropecuário de 2017, a fruticultura é uma parte importante da economia alagoana, beneficiada pelas condições climáticas tropicais do estado. Investimentos estratégicos neste setor promovem o desenvolvimento agrícola e econômico, com impactos positivos na segurança alimentar, geração de renda e sustentabilidade ambiental.
As estufas agrícolas serão instaladas com objetivos específicos, como oferecer um ambiente controlado para a produção e armazenamento de mudas de fruteiras, garantindo sua qualidade até o plantio. Além disso, as estufas servirão como estações de recebimento e distribuição de mudas para os agricultores familiares da região, facilitando o transporte e minimizando os danos de aclimatação. Também serão utilizadas para a realização de pesquisas relacionadas à fruticultura, promovendo ciência, tecnologia e inovação que beneficiarão a cadeia produtiva da fruticultura alagoana. Por fim, proporcionarão treinamento e qualificação para profissionais da área agrícola, oferecendo conhecimentos atualizados sobre técnicas de fruticultura.