Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal e SaferNet realizam evento voltado à segurança digital

Ifal e SaferNet realizam evento voltado à segurança digital

Cidadão Digital tem atividades específicas para educadores e a comunidade

por Jhonathan Pino publicado: 03/12/2020 17h11, última modificação: 04/12/2020 17h10

Entre os próximos dias 7 e 11 de dezembro, o Instituto Federal de Alagoas e o SaferNet Brasil realizam o Cidadão Digital, com o tema “Cidadania digital: Liberdade para boas escolhas online”, voltado para toda a comunidade. Na programação serão abordados tópicos como a segurança digital e checagem de informação na internet.

As atividades iniciam com uma formação dos docentes, no dia 7, sobre “Como prevenir e enfrentar a violência online”. Entre os tópicos estarão Ciberbullying e discriminações online: Brincadeiras x violências; Lei 13.185/2015; Mediação de conflitos, além de respeito e empatia nas redes.CARD FORMAÇÃO DOCENTES IFAL.jpg

A formação dos docentes ocorre entre às 14h e 16h, com a participação do diretor de educação da SaferNet, Rodrigo Nejm, e embaixadora Jovem do Cidadão Digital em Alagoas, Anna Emanuelly. As inscrições para os educadores são realizadas por meio de um formulário específico.

Para os estudantes e toda a comunidade, serão três dias de evento realizados por meio do Youtube, sempre com início às 17h,. A programação conta a live “Cidadania Digital - Segurança Digital e Prevenção a Violência Online”, no dia 9; “Relacionamentos Saudáveis e Autocuidado nas redes”, no dia 10 e Educação Midiática, na sexta-feira, 11. As inscrições ocorrem por meio de outro formulário eletrônico.

Além de Anna Emanuelly e Rodrigo Nejm, as atividades para os discentes terão a participação do coordenador de engajamento de jovens da SaferNet, Guilherme Alves e do embaixador Digital Jovem no Piauí, Bruno Ewerton.

Sobre o Cidadão Digital

O Cidadão Digital é um programa da SaferNet Brasil com o apoio do Facebook para formação de jovens multiplicadores com foco no bem-estar, segurança digital e checagem de informação na internet, e para promover ações de educação digital para adolescentes da rede pública de ensino de todo o país durante a pandemia COVID-19.

“Os eventos e ações do Programa Cidadão Digital estão ocorrendo em todo Brasil, precisamente são 14 embaixadores espalhados em 14 unidades federativas no país. Estamos levando essas ações por meio de atividades remotas com o objetivo de impactar 30 mil adolescentes de escolas públicas e instituições que atendem a este público. Os conteúdos do programa são todos adaptados para uma linguagem mais próxima a realidade do jovem na internet, portanto além de participar e aprender mais sobre temáticas tão urgentes no cenário atual os alunos irão receber um certificado de participação no evento”, comenta Anna Emanuelly.

Todas as atividades terão certificados.