Notícias
Ifal e Prefeitura de São Miguel firmam cooperação em horta comunitária
O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) assinou, nesta quarta-feira (16), o acordo de cooperação técnica com a Prefeitura de São Miguel do Campos, para realização do projeto Horta Urbana Sustentável (Hub Sustentável), uma ação conjunta com a Secretaria Municipal de Agricultura e o campus São Miguel dos Campos.
O projeto atende atualmente 29 famílias atendidas e já estão ocorrendo as primeiras colheitas de hortaliças, propiciando comida na mesa e geração de renda. A implantação da Hub Sustentável se deu por meio da cessão de lotes individuais, capacitação técnica de famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica e incentivo à produção e comercialização de alimentos saudáveis.
Para o reitor do Ifal, Carlos Guedes, a iniciativa fortalece a parceria e presença do ifal no município, de forma a contribuir com a formação profissional da comunidade, mas principalmente estimular a geração de emprego e renda local. Pensamento endossado pelo prefeito de São Miguel do Campos, George Clemente. “Era o investimento que faltava, dedicar recursos e tempo à agricultura familiar. As famílias miguelenses envolvidas já colhem frutos, de verdade, dessa ação”.
O projeto Hub Sustentável já vem sendo articulado e executado desde o início de 2025, de acordo com o secretário municipal de Agricultura, Wellington Silva. “A secretaria está investindo em projetos que unem desenvolvimento social e econômico, com o objetivo de garantir mais dignidade às famílias que produzem alimentos. O HUB-S, por exemplo, promove autonomia, sustentabilidade e novas oportunidades de geração de renda. Além disso, a secretaria mantém parcerias com instituições de ensino técnico e superior para oferecer apoio técnico e ampliar a inclusão produtiva”.
A diretora-geral substituta do Ifal campus São Miguel dos Campos comentou que, desde maio de 2025, as ações do projeto já estão em curso. “O projeto é fruto do acordo de cooperação técnica e disponibilizou uma área de três hectares e meio. Há produtoras/es que já arrecadaram mais de 600 reais em cada canteiro”.
Horta Urbana Sustentável – HUB Sustentável
O projeto Horta Urbana Sustentável – HUB Sustentável visa a implantação de uma horta comunitária agroecológica no Instituto Federal de Alagoas – Campus São Miguel dos Campos, por meio da cessão temporária de área ociosa de aproximadamente 3 hectares, visando à capacitação e inclusão produtiva de até 50 famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Acordo de Cooperação Técnica /Instituto Federal de Alagoas nº 04/2025.
As famílias beneficiadas receberão lotes individuais para cultivo de alimentos saudáveis, apoio técnico, insumos agrícolas e formação teórica em práticas sustentáveis, com o objetivo de promover a segurança alimentar, a geração de renda e o fortalecimento da agricultura familiar no município. O projeto será executado em parceria entre o Ifal e a Prefeitura Municipal de São Miguel dos Campos, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, conforme detalhado nas etapas e metas estabelecidas neste plano de trabalho.
O Projeto Horta Urbana Sustentável – HUBS surge como resposta à necessidade de promover segurança alimentar, inclusão produtiva e uso sustentável de áreas ociosas no município de São Miguel dos Campos. A proposta é de grande importância por contribuir diretamente para o enfrentamento da fome, o estímulo à agricultura familiar agroecológica e a geração de renda para famílias em situação de vulnerabilidade, além de oferecer oportunidades de educação prática e cidadania.
O acordo entre a Prefeitura Municipal de São Miguel dos Campos e o Ifal – Campus São Miguel dos Campos representa uma cooperação com interesses recíprocos: enquanto o município amplia suas políticas públicas voltadas à agricultura sustentável e ao desenvolvimento social, o Ifal integra suas ações de ensino, pesquisa e extensão com a realidade local, promovendo o uso consciente do território institucional e o envolvimento dos estudantes com a comunidade.
O público-alvo do projeto são famílias cadastradas no CadÚnico, residentes no entorno do campus, que não possuem terra própria ou cultivam em regime de cessão inferior a 6.000 m2, com prioridade para aquelas com maior número de membros e com crianças e adolescentes regularmente matriculados na escola.
Como resultados esperados, destaca-se a capacitação de até 50 famílias em práticas agroecológicas, o fortalecimento da agricultura familiar no município, a ocupação produtiva de área institucional ociosa, a melhoria das condições de segurança alimentar e o fomento à geração de renda por meio da comercialização de alimentos saudáveis.