Notícias
Ifal e Prefeitura de Mata Grande assinam doação do terreno para novo campus
O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e a Prefeitura de Mata Grande assinaram nesta quinta-feira (24), a escritura de doação do terreno do campus do Ifal no município. Cerca de 500 pessoas, entre autoridades municipais, gestoras/es do Ifal e a comunidade local prestigiaram a solenidade, que ocorreu no ginásio da Escola Municipal Monsenhor Aloysio Vianna Martins.
Para o reitor do Ifal, Carlos Guedes, a expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica traz o desenvolvimento social, econômico e cultural para os municípios brasileiros. "O Ifal ganhou três novos campi. Mata Grande ganha uma unidade de educação federal para promover a transformação que população espera", ressaltou, lembrando que as três unidades vão se somar aos 16 campi do Ifal, que hoje já está presente em 15 municípios alagoanos.
A prefeita de Mata Grande, Fabiana Farias, comemora a instalação de uma unidade da Rede Federal no município. Ela acredita que, do novo campus do Ifal e das atividades de ensino, pesquisa e extensão a serem desenvolvidas na unidade, sairão profissionais empreendedores para transformar o município de Mata Grande, além de trazer melhorias para toda a região. "Quem nunca quis estudar numa escola federal? A educação faz toda a diferença na vida de quem quer ser profissional de destaque", enfatizou durante a sua participação na solenidade de assinatura da doação do terreno.
Ifal Mata Grande
O Campus Mata Grande, a nova unidade do Ifal, faz parte da terceira etapa expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O campus terá uma área construída de 8.455,24m², com 16 salas de aula, oito laboratórios, biblioteca, refeitório, auditório, ginásio e outros equipamentos educacionais, na tipologia 70/45, onde a previsão serão 70 docentes e 45 técnicos administrativos, para atender entre 1.200 e 1.500 estudantes.
De acordo com o Ministério da Educação, o objetivo da nova expansão da Rede Federal é aumentar a oferta de vagas na educação profissional e tecnológica (EPT), criando oportunidades para jovens e adultos, especialmente os mais vulneráveis. A construção de novos campi nos municípios impacta o setor da construção civil, além de gerar emprego e renda. As novas escolas, quando estiverem em funcionamento, levarão desenvolvimento local e regional.
O programa de expansão dos IFs marca a retomada de investimentos na criação de novas unidades de Institutos Federais no Brasil, quase 10 anos após a última expansão estruturada da Rede Federal. Também celebra uma das políticas educacionais mais bem sucedidas no âmbito da educação profissional, que permitiu que a educação pública de qualidade chegasse às localidades mais distantes dos grandes centros e da capital dos estados, tornando-se uma das redes mais capilarizadas na oferta de cursos técnicos, superiores e de pós-graduação.
Além do Campus Mata Grande, o Ministério da Educação (MEC) anunciou outros dois campi para o Instituto Federal de Alagoas durante a terceira fase de expansão da Rede de Federal. As unidades serão implantadas nos municípios de Girau do Ponciano e de Maceió.
Com informações do Ministério da Educação