Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal e Prefeitura de Mata Grande assinam doação do terreno para novo campus
conteúdo

Notícias

Ifal e Prefeitura de Mata Grande assinam doação do terreno para novo campus

Campus deve atender cerca de 1.500 estudantes
por Adriana Thiara Oliveira publicado: 24/04/2025 17h56, última modificação: 24/04/2025 17h56

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e a Prefeitura de Mata Grande assinaram nesta quinta-feira (24), a escritura de doação do terreno do campus do Ifal no município. Cerca de 500 pessoas, entre autoridades municipais, gestoras/es do Ifal e a comunidade local prestigiaram a solenidade, que ocorreu no ginásio da Escola Municipal Monsenhor Aloysio Vianna Martins.

Reitor Carlos Guedes comemora instalação de nova unidade do Ifal em Mata GrandePara o reitor do Ifal, Carlos Guedes, a expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica traz o desenvolvimento social, econômico e cultural para os municípios brasileiros. "O Ifal ganhou três novos campi. Mata Grande ganha uma unidade de educação federal para promover a transformação que população espera", ressaltou, lembrando que as três unidades vão se somar aos 16 campi do Ifal, que hoje já está presente em 15 municípios alagoanos.

Prefeita Fabiana Farias comemora unidade do Ifal no municípioA prefeita de Mata Grande, Fabiana Farias, comemora a instalação de uma unidade da Rede Federal no município. Ela acredita que, do novo campus do Ifal e das atividades de ensino, pesquisa e extensão a serem desenvolvidas na unidade, sairão profissionais empreendedores para transformar o município de Mata Grande, além de trazer melhorias para toda a região. "Quem nunca quis estudar numa escola federal? A educação faz toda a diferença na vida de quem quer ser profissional de destaque", enfatizou durante a sua participação na solenidade de assinatura da doação do terreno.

Ifal Mata Grande

Assinatura da doação do terreno para o novo campus do IfalO Campus Mata Grande, a nova unidade do Ifal, faz parte da terceira etapa expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O campus terá uma área construída de 8.455,24m², com 16 salas de aula, oito laboratórios, biblioteca, refeitório, auditório, ginásio e outros equipamentos educacionais, na tipologia 70/45, onde a previsão serão 70 docentes e 45 técnicos administrativos, para atender entre 1.200 e 1.500 estudantes.

Reitor do Ifal e prefeita de Mata Grande assinam doação de terreno para o campusDe acordo com o Ministério da Educação, o objetivo da nova expansão da Rede Federal é aumentar a oferta de vagas na educação profissional e tecnológica (EPT), criando oportunidades para jovens e adultos, especialmente os mais vulneráveis. A construção de novos campi nos municípios impacta o setor da construção civil, além de gerar emprego e renda. As novas escolas, quando estiverem em funcionamento, levarão desenvolvimento local e regional.  

Reitor do Ifal e prefeita de Mata Grande assinam doação de terreno para o campusO programa de expansão dos IFs marca a retomada de investimentos na criação de novas unidades de Institutos Federais no Brasil, quase 10 anos após a última expansão estruturada da Rede Federal. Também celebra uma das políticas educacionais mais bem sucedidas no âmbito da educação profissional, que permitiu que a educação pública de qualidade chegasse às localidades mais distantes dos grandes centros e da capital dos estados, tornando-se uma das redes mais capilarizadas na oferta de cursos técnicos, superiores e de pós-graduação. 

Servidores do Ifal, autoridades e a comunidade local prestigiaram a solenidade Além do Campus Mata Grande, o Ministério da Educação (MEC) anunciou outros dois campi para o Instituto Federal de Alagoas durante a terceira fase de expansão da Rede de Federal. As unidades serão implantadas nos municípios de Girau do Ponciano e de Maceió.

Com informações do Ministério da Educação