Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal e instituições de ensino se unem à Fapeal para planejar fomento à pesquisa em Alagoas

Ufal, Uncisal e Uneal estiveram em reunião que busca articular iniciativas no nível superior

por Jhonathan Pino publicado: 30/06/2021 15h53, última modificação: 30/06/2021 15h54

Os reitores de quatro instituições públicas de ensino superior de Alagoas estiveram reunidos nesta quarta-feira (30) com o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Fábio Guedes, para discutir possíveis iniciativas conjuntas. Denominada Ações de Ciência e Educação - 2021-2025, a reunião contou com o reitor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Carlos Guedes, e os análogos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Josealdo Tonholo, da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Odilon Máximo e da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Henrique Costa.

Na ocasião, os gestores conversaram sobre os desafios orçamentários e programas a serem realizados de forma integrada entre as instituições, com o apoio da fomentadora de pesquisa. Fábio Guedes apresentou o planejamento dos recursos do estado, a serem destinados ao apoio de jovens pesquisadores, aos grupos de pesquisa e aos cursos de pós-graduação, nos próximos cinco anos. “Precisamos pensar em formas estratégicas sobre quais são os programas a serem atendidos pelas nossas ações”, observou.

Como possui dois programas de mestrado profissional, em Tecnologias Ambientais (PPGTEC) e em Educação Profissional e Tecnológica, além de pesquisas de iniciação científica desenvolvidas nos cursos de graduação e pós-graduação, o Ifal é uma das instituições interessadas no planejamento articulado dos recursos para essa área. Por isso, o reitor Carlos Guedes apoiou a iniciativa de criação de um conselho estadual que envolvesse as instituições públicas de ensino superior em Alagoas.Gestor da Fapeal ouve dos reitores Carlos Guedes, Josealdo Tonho e Henrique Costa sobre a criação de conselho de instituições de ensino superior.JPG

“Vamos nos reunir com alguns representantes políticos, na esfera federal e estadual, para viabilizar a criação desse conselho e articular uma atuação conjunta para as políticas de ensino, pesquisa e pós-graduação em Alagoas”, pontuou o gestor do Ifal.

Em consonância com a ideia, o reitor da Ufal comentou sobre a importância de fomentar programas similares aos mestrados profissionais ofertados pelo Ifal em Alagoas, dada a aplicabilidade e efetividade de muitos dos produtos que são gerados por eles, na resolução de problemas da própria comunidade.