Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal e IES alagoanas se reúnem com o Governo para internacionalização acadêmica
conteúdo

Notícias

Ifal e IES alagoanas se reúnem com o Governo para internacionalização acadêmica

Instituições fazem tratativas para cooperação com a Universidade de Lisboa
por Adriana Thiara Oliveira publicado: 07/08/2025 15h32, última modificação: 07/08/2025 15h32

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal), a Unisiversidade Federal de Alagoas (Ufal), a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), a Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e o Governo de Alagoas, por meio da Secretário de Estado de Relações Federativas e Internacionais (Serfi), estiveram reunidos nesta quinta-feira (07), para dar andamento às tratativas que visam fortalecer a internacionalização acadêmica em Alagoas.  A Fundação Alagoana de Amparo à Pesquisa (Fapeal) também se fez presente.

A agenda mediada pela Serfi contou ainda com a presença do professor João Catarino, da Universidade de Lisboa, que na ocasião, já apresentou ao grupo de trabalho as possibilidades que a Cooperação é capaz de atender. De acordo com o docente, além do intercâmbio, que é uma das demandas mais solicitadas, é possível outras capacitações em todos os níveis. “A proposta é ter um convênio único e detalhar no plano de trabalho tudo que as/os alagoanas/os necessitam”, comentou ele participando remotamente do encontro.

Neste momento, já há um protocolo de intenções assinado com o Governo do Estado de Alagoas e que entre as necessidades apresentadas já estão as capacitações para as/os servidoras/es das instituições conveniadas.

De acordo com o reitor do Ifal, Carlos Guedes, considerando a necessidade em formação em Gestão Pública, o gestor do propôs que se pensasse um um projeto com uma entrega que desse retorno social. “ Fortalecer as relações bilaterais entre Brasil e Portugal para a consolidação da gestão pública alagoana é uma prioridade. Precisamos de projetos e pesquisas que nos ajudem a encontrar as respostas que precisamos para transformar as vidas das/os alagoanas/os”.

O encaminhamento desse encontro foi minutar o acordo de cooperação e já estruturar um plano de trabalho.