Notícias
Ifal é homenageado no dia da Cerimonialista
A relações públicas do Instituto Federal de Alagoas, Luciana Fonseca, e os cerimonialistas Sergio Correia e Genilton Lopes foram homenageadas/os com uma Moção de Aplausos, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados e pela passagem do Dia da Cerimonialista, comemorado nesta quarta-feira (29). Participaram ainda, representando o projeto de Núcleo Prático de Relações Públicas e Eventos do Ifal, as professoras e cerimonialistas Adriana Thiara Oliveira e Valéria Alves Montes.
Em uma sessão solene realizada na Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas (ALE), as/os servidores do Ifal, e mais de cerca de 50 profissionais de cerimonial receberam justa homenagem pelos serviços realizados.
A comenda, proposta pela Mesa Diretora e aprovada por unanimidade em plenário, visa valorizar o trabalho minucioso e, muitas vezes, "invisível" dessas/es profissionais. Em uma sessão solene realizada na Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas (ALE), as/os servidores do Ifal, e mais de cerca de 50 profissionais de cerimonial receberam justa homenagem pelos serviços realizados.
Para o deputado Inácio de Loyola, o proponente da Moção, é uma forma de agraciar a quem, com competência, transforma o evento em uma experiência única, garantindo que tudo seja perfeito, quer em eventos públicos ou privados.
“Em Alagoas temos a felicidade de contar com esses profissionais que são baluartes do cerimonial, por antecipar soluções e evitar que as celebrações tenham contratempos. O segmento de eventos é uma importante engrenagem na economia. Um reflexo da força e relevância do setor”, destacou.
A servidora Luciana Fonseca, única relações públicas do Ifal e que atua nos cerimoniais da Rede Federal há mais de 11 anos, destacou que receber a Moção de Aplausos é uma forma de reconhecimento, não é apenas sobre o trabalho individual, mas uma validação da importância do Cerimonial e do Protocolo em eventos institucionais.
“É um incentivo extraordinário. Muitas vezes, nosso trabalho é invisível, focado em detalhes, com o intuito de fortalecer a imagem institucional do Ifal. Não se trata apenas de organizar ou conduzir eventos como mestre de cerimônias; mas, sim, de zelar pelos ritos, pela formalidade e pela solenidade dos atos. É um trabalho que exige resiliência, técnica e responsabilidade”, reforçou a agraciada, que reafirmou que a homenagem não é um ponto de chegada, mas um combustível para continuar fazendo o trabalho com ainda mais afinco e dedicação.
Também esteve presente na cerimônia a relações públicas e cerimonialista Gilda Fleury, atual presidente da Academia Brasileira de Cerimonial e Protocolo (ABCP). Fleury, que também é autora dos livros “Tudo sobre Eventos”, Seu Negócio, Seu Sucesso” e “Protocolo e Cerimonial – Normas, Ritos e Pompa”, em seu discurso, agradeceu a Moção de Aplauso proposta elas/os parlamentares alagoanas/os. “Agradecemos essa moção de aplauso. Somos profissionais que, em sua atuação, privilegiamos a ordem, hospitalidade e cortesia. Momentos como este nos emocionam muito”.
Sentimento compartilhado com Francismar Petini, presidente do Comitê Nacional de Cerimonial e Protocolo, que relembrou que o Comitê já esteve em Alagoas, em 2015, realizando um dos eventos mais importantes do segmento e, 10 anos depois, voltava para receber esta justa homenagem.
Durante a solenidade na Casa de Tavares Bastos, ficou evidenciada a importância do O Dia da Cerimonialista, celebrado nacionalmente em 29 de outubro, data que marca a importância de uma profissão que exige discrição, organização, profundo conhecimento técnico e uma capacidade ímpar de lidar sob pressão, garantindo que os bastidores de grandes momentos funcionem com precisão.
