Notícias
Ifal e Governo de Alagoas assinam protocolos que vão ampliar vagas e ações da Rede Federal
O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e o Governo de Alagoas assinaram, na manhã desta terça-feira (01), dois importantes protocolos que visam estimular a consolidação da Rede Federal em Alagoas.
O primeiro deles foi o termo de cessão de uso do imóvel onde está instalado o Campus Benedito Bentes. A cessão de 20 anos das instalações vai permitir o uso sem a necessidade de pagamento de aluguel. O segundo ato foi a assinatura do Acordo de Cooperação Acadêmica entre as partes para a execução de atividades do Campus Piranhas, no Centro Xingó de Convivência com o Semiárido.
De acordo com o reitor do Ifal, Carlos Guedes, Ifal e Governo de Alagoas já são parceiros de longa data. Além disso, o primeiro dos atos oficiais assinados deve alterar a tipologia da unidade Benedito Bentes, que passará de campus avançado para campus definitivo, com autonomia total, podendo, assim, ampliar a oferta de vagas para os cursos existentes, além de ofertar novos cursos para a comunidade.
“Um campus que hoje tem 13 técnicos e 20 professores vai poder, agora, mudar de tipologia: de campus avançado para campus definitivo, com 70 professores e 40 técnicos. Então, isso vai possibilitar a oferta de novos cursos e de novas vagas para que a gente possa continuar cumprindo a missão de promover a educação de qualidade social, pública, gratuita e inclusiva”, celebrou Guedes.
Em tom de gratidão pela parceria institucional, os diretores-gerais dos campi Benedito e Piranhas reforçaram a contribuição do Governo de Alagoas no incentivo à educação. “Em Piranhas, usaremos a infraestrutura do Centro Xingó para desenvolver tecnologias sociais e fortalecer o ensino, a pesquisa e a extensão”, destacou o diretor-geral, Antônio Iatanilton.
“Hoje, trouxemos nossos estudantes do Campus Benedito Bentes que são beneficiados com o Pibic Jr, programa de fomento à pesquisa do Governo, para assistir a esse momento que garante à comunidade a permanência do campus naquele local”, comentou o diretor-geral, Alexandre Bonfim.
Participaram da solenidade a equipe sistêmica da Reitoria do Ifal, além de estudantes e professoras/es do Ifal. A secretária de Estado da Fazenda, Renata dos Santos, representou o governador Paulo Dantas na solenidade de assinatura. A atividade contou ainda com a presença do deputado estadual Silvio Camelo; da secretária de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Júlia Casado; do superintendente de Gestão Patrimonial, Jonathan Soares; do vereador por Maceió, Silvio Camelo Filho, dentre outras autoridades.
Com informações da Agência Alagoas.