Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal e Emater dialogam sobre convênio na área de estágios
conteúdo

Notícias

Ifal e Emater dialogam sobre convênio na área de estágios

por Bruno de Oliveira Andrade publicado: 07/10/2022 17h00, última modificação: 07/10/2022 17h03

Foi realizada, nesta sexta-feira (07/10), uma reunião entre representantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e do Instituto para o Desenvolvimento Rural Sustentável (Emater) de Alagoas, na qual foram discutidas as condições para a concessão de estágio para estudantes do Ifal nas unidades da Emater. O encontro foi realizado na Reitoria do Ifal.

Esse é um convênio estratégico para o Ifal, pois possibilitará a realização de estágios para discentes dos cursos Técnicos Agrícolas nos campi do Interior.

Participaram do encontro a pró-reitora de Extensão do Ifal, Elizabete Duarte, a assessora Betânia Vilar e a chefe do Departamento de Extensão, Estágios e Egressos, Dilliani Barros. Pela Emater-Al, marcaram presença o diretor-presidente Moisés Leandro da Silva e a gerente de Valorização de Pessoas, Edjavnnya Silva. 

Na ocasião, Dilliani Barros fez apresentou o Observatório do Mundo do Trabalho, falou sobre os fluxos e os documentos do convênio e do estágio no Ifal. Ela enfatizou a possibilidade de realização de estágio junto a pequenos agricultores. 

"A lei de estágio (LEI Nº 11.788, DE  25 DE SETEMBRO DE 2008) enfatiza que o supervisor é um funcionário da concedente  com formação ou experiência profissional na área de conhecimento desenvolvida no curso do estagiário. Os pequenos agricultores, mesmo que não tenham formação, possuem a experiência. Logo, eles podem sim receber estagiários, através das cooperativas e da Emater", destacou Dilliani Barros.

A Emater-Al presta assistência técnica a cerca de 5.000 pequenos produtores, além de possuir parcerias com diversas secretarias municipais de agricultura no Estado. Por meio de diversas ações e projetos, o Instituto promove a Extensão e o desenvolvimento rural sustentável em Alagoas. 

Os representantes da Emater-Al elogiaram o trabalho e a diferença da oferta em relação a anos anteriores, quando cada campi do Ifal possuía um modelo diferente de Termo de Estágio. Os gestores acordaram condições de ofertas de vagas de estágio, padronizações de procedimentos, controle e avaliação construindo uma proposta de parceria de 5 anos, com possibilidade de gerar expressivo número de vagas de estágios para o Ifal. 

Durante o encontro, a Emater apresentou ao Ifal uma demanda de um software para registrar dados e gerar indicadores sobre a agricultura familiar no estado. A pró-reitora Elisabete Duarte destacou a missão institucional do Ifal e acrescentou que a solicitação será acolhida pelo Instituto, encaminhando uma nova agenda com a participação da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPI) e outras áreas que poderão contribuir no atendimento da solicitação.

O convênio entre Ifal e Emater deve ser firmado nos próximos dias.