Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal é destaque no Trakto Show 2022

Evento aconteceu de 18 a 20 de agosto em Alagoas

publicado: 23/08/2022 18h17, última modificação: 24/08/2022 08h11

Por Camylla Klévia (estagiária de jornalismo)*

Foi realizada nos dias 18, 19 e 20 de agosto, a quinta edição do Trakto Show, um dos maiores eventos de negócios do Brasil. O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) foi um dos parceiros do Trakto neste ano, marcando presença e concorrendo em diversos segmentos do evento, dentre os quais estão a participação no DemoDay, no Boas Ideias não tem idade e Hackaton Pilar Startup Challenger.

O evento, de maneira geral, é direcionado desde a grandes empresários quanto a estudantes, pessoas com mente aberta para o empreendedorismo e inovação tecnológica.

Confira abaixo um resumo da participação da comunidade do Ifal no Trakto Show 2022.

IFAL no DemoDay Alagoas 2022

Ifal é destaque no Trakto Show 2022 DemoDay busca fomentar o Ecossistema de Inovação de Alagoas por meio da premiação das startups, jovens empresas em fase de operação ou escala. O DemoDay foi realizado nos dias 18 e 19 de agosto, durante a programação do Trakto Show, no Centro de Inovação do Polo Tecnológico (CIPT), em Maceió, e foi promovido pela Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Trakto e apoiadores.

Os professores Anderson Rodrigues Gomes, Edison Camilo de Moraes Junior (ambos do Campus Maceió), Geraldo Luiz Valle dos Santos (Campus Marechal Deodoro) e Marcos Charles Pinheiro Baltazar (Campus Benedito Bentes) participaram do evento como mentores e avaliadores dos projetos.

A participação dos professores foi apoiada pelo coordenador de Apoio à Pesquisa e Inovação da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPI), professor Esdras Jonathan Honorato Costa. Juntos, todos os representantes do Ifal contribuíram de maneira efetiva para a construção do aprendizado em diversas áreas.

"Boas Ideias não tem idade"

Ifal é destaque no Trakto Show 2022 Este é um segmento do Trakto Show que premia as melhores ideias de alunos da rede pública de ensino. O prêmio surgiu como forma de reconhecer e incentivar professores e estudantes que desenvolvem projetos a partir de ideias inovadoras.

Na edição de 2022 o Trakto premiou quatro projetos, dos quais três foram de alunos do Ifal. As equipes e projetos premiados foram:

1. Campus Rio Largo: HIPERMAT - Um aplicativo para computadores para ensinar e aprender. A equipe foi composta pelo professor Edel Alexandre Silva Pontes, professor Elinelson Gomes de Oliveira e por Bruno Henrique Macêdo dos Santos Silva, orientador, coorientador e aluno do curso subsequente de Informática, respectivamente.

1. Campus São Miguel do Campos: Circuito Sustentável de Aprendizagem - uma proposta de educação ambiental no ciberespaço da cidade de São Miguel dos Campos – Alagoas. A equipe tem como integrantes o orientador Eduardo da Silva Santos e as estudantes Cícera Vitória Amaro da Silva e Danila Graziele da Silva Santos.

1. Campus Arapiraca: Boné assistivo para auxílio na locomoção de deficientes visuais. A equipe é formada pelos orientadores professora Cledja Rolim e professor Tarsis Marinho e pelos alunos Carlos Augusto Mendonça Nobre Júnior, Guilherme Barbosa Pereira, Victor Luan de Lima Lemos e Vitor Gabriel Catonio Teles.

Hackaton Pilar Startup Challenger

Ifal é destaque no Trakto Show 2022 O Pilar Startup Challenge 2022 foi executado pela Prefeitura de Pilar e teve como objetivo criar um ambiente empreendedor para que estudantes de universidades, escolas técnicas, profissionais das áreas de tecnologia, negócios, design, marketing digital, professores e mentores tivessem a oportunidade de criar soluções originais e inovadoras de base tecnológica para problemas em diferentes áreas.

A equipe que representou o Campus Maceió ocupou o segundo lugar  na premiação, sendo composta pela professora Angela Souza Sales, os alunos Christiellen Jheniffer Gomes de Oliveira, Gabriela Barros de Melo, Ronald Matheus dos Santos Gomes e os egressos João Afonso Omena Farias, Alejandro Reyes, Fernanda Almeida da Silva, Antony Thiago, Alicia Branco e Luiz Carlos Vilela.

Células incubadoras e representantes

Ifal é destaque no Trakto Show 2022 A InovIfal - Incubadora Central de Base Tecnológica, Social ou Mista do Ifal -  esteve presente na Trakto através da participação das(os) professoras(as) das Células Incubadoras de Empreendimento (CIE):

- Manuella Maria De Lyra Alcântara Carvalho - InovIFAL/CIE-Arapiraca;
- Clécio do Nascimento Santos - InovIFAL/CIE-Batalha;
- Alex Aguiar da Silva - InovIFAL/CIE-Coruripe;
- Fábio Francisco de Almeida Castilho - InovIFAL/CIE-Marechal Deodoro;
- Oberlan da Silva - InovIFAL/CIE-Penedo

Aproveitando o clima de cooperação, a chefe de Departamento de Estágios e Egressos, Dilliani Felipe Barros de Oliveira, aproveitou o momento para fechar parcerias com empresas amigas acerca de estágios para os alunos do Ifal, ampliando assim as oportunidades dos futuros profissionais.

* Sob a supervisão de Bruno Andrade