Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal é destaque nacional em chamada pública para oferta de cursos na área das energias renováveis

por Bruno de Oliveira Andrade publicado: 08/11/2022 17h54, última modificação: 08/11/2022 17h57

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) obteve grande destaque na Chamada Pública para a adesão de parceiros à linha de fomento Qualifica Mais EnergIFE, voltada à oferta de cursos na área das Energias Renováveis. Com a qualidade dos trabalhos realizados em Arapiraca e Palmeira dos Índios, entre 2021 e 2022, o Ifal ficou com  o primeiro e segundo lugares em âmbito nacional, resultado que garantiu a prioridade no atendimento de novas propostas nesses campi. Além disso, o Instituto foi classificado em nova pactuação para o Campus Maceió.

Segundo a pró-reitora de Extensão do Ifal, Elisabete Duarte de Oliveira, o resultado representa um importante reconhecimento ao trabalho desenvolvido no Instituto. A gestora parabenizou a equipe da Proex, a Equipe Sistêmica do Programa Qualifica Mais, os diretores dos campi participantes do EnergIFE e as equipes de campus que desenvolveram com eficácia os trabalhos em 2021/2022.

Cursos na área das energias renováveis “É resultado também do trabalho incansável do nosso reitor, professor Carlos Guedes, na articulação com a SETEC/MEC para viabilizar o desenvolvimento das ações do Programa, da Pró-Reitoria de Extensão que, através do Programa Qualifica Mais, estabelece o elo entre a instituição e a sociedade, promovendo práticas de ensino e de pesquisa a partir das necessidades da comunidade, incentivando à inovação e fomentando o conhecimento técnico aplicado”, destacou a gestora.

Sobre a Chamada Pública

Com o objetivo promover a ampliação da oferta de profissionais qualificados para o segmento das Energias Renováveis por intermédio da qualificação profissional de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos (Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis no Guia Pronatec de Cursos FIC), a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação – Setec/MEC tornou pública a Chamada Pública para a adesão de parceiros ofertantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – RFEPCT à linha de fomento Qualifica Mais EnergIFE, voltada à promoção da oferta de cursos na área das Energias Renováveis, executada por meio da Bolsa-Formação, no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec, disciplinado pela Lei nº 12.513/2011, regulamentado pela Portaria nº 1.042, de 21 de dezembro de 2021, e pela Resolução FNDE nº 04/2013.

O público-alvo das ofertas fomentadas no âmbito deste curso são aqueles definidos no art. 2º da Lei nº 12.513, de 26 de outubro de 2011, com 18 anos ou mais de idade, e com Ensino Fundamental I (1º a 5º ano) – completo, conforme exigência do Guia Pronatec FIC – 4ª edição (Portaria Setec nº 12, de 3 de maio de 2016), e as ofertas deverão ser executadas na modalidade presencial, com o prazo máximo para a execução e conclusão dos cursos até 31 de dezembro de 2023.