Notícias
IFAL é destaque em Ranking da Qualidade da Informação de Custos
O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) aparece na 11ª posição, categoria Órgão do Poder Executivo, ocupando destaque do Ranking da Qualidade da Informação de Custos, uma iniciativa da Secretária do Tesouro Nacional (STN), que avaliou 175 órgãos e entidades da Administração Pública Federal . O objetivo do ranking é estimular a busca pela qualidade da informação de custos por meio do reconhecimento dos órgãos e entidades que tratam de forma adequada seus dados contábeis e geram informações úteis para tomada de decisões.
A classificação final considera as notas obtidas, em uma escala de 0 a 10, pelos órgãos e entidades em indicadores de implementação da contabilidade de custos por competência (regularidade e dispersão); de tratamento dos registros contábeis para atribuição de custos a unidades departamentais e centros de custos (personalização); e de economia no consumo de insumos (economicidade).
Para o reitor do Ifal, Carlos Guedes, a conquista dessa posição de destaque no Ranking da Qualidade da Informação de Custos é resultado direto das ações sistêmicas conduzidas pela Pró-reitoria de Administração (Proad) e reflete não apenas o cumprimento das exigências normativas, mas, sobretudo, o compromisso do IFAL com a transparência, a eficiência e a entrega de valor à sociedade. “Esse reconhecimento é resultado do trabalho coletivo da gestão sistêmica, gestoras/es e servidoras/es dedicadas/os e comprometidas/os com a boa governança pública”, destacou.

Para o pró-reitor de Administração, Heverton Andrade, o ranking avalia as informações contábeis com o intuito de incentivar a melhoria da qualidade dos dados contábeis, tornando-os mais úteis e transparentes. “Apesar de ser um ranking, que tem aquele lado de "disputa", a verdade é que reforça o compromisso com a transparência e a aplicação responsável dos recursos públicos. Estar bem nesse ranking demonstra o trabalho sério de uma equipe gigante que ultrapassa a Proad, mas, depende também dos campi e reforça o profissionalismo da gestão”, reconheceu.
Para ver o Ranking da Qualidade da Informação de Custos, clique aqui.
