Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal é credenciado para ofertar mestrado em Educação Profissional
conteúdo

Notícias

Ifal é credenciado para ofertar mestrado em Educação Profissional

publicado: 21/09/2017 11h36, última modificação: 25/09/2017 14h04

 O Ifal (Instituto Federal de Alagoas) é mais uma instituição da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica credenciada para ofertar o curso de mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica. O resultado foi anunciado nesta quarta-feira (20) por meio do site do ProfEPT. O curso de stricto sensu é ministrado em rede nacional, foi idealizado pelo Conif (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica) e compõe o programa ProfEPT, coordenado pelo Ifes (Instituto Federal do Espírito Santo). Dezoito institutos estão, atualmente credenciados e a iniciativa tem o suporte da Setec (Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica) do MEC (Ministério da Educação).

O edital de novo credenciamento foi lançado no dia 3 de julho deste ano e o Ifal, por meio da Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) adotou as providências necessárias para que a instituição fosse inserida entre aquelas responsáveis pela oferta do curso de pós-graduação. As aulas presenciais devem ser ministradas no Campus Benedito Bentes, porém o edital nacional ainda será elaborado pela coordenação geral do ProfEPT. 

O ProfEPT é um programa de pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, com um mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional, da área de Ensino (área de avaliação da CAPES, localizada na grande área de Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar.O curso tem o objetivo de proporcionar formação em educação profissional e tecnológica, visando tanto a produção de conhecimento como o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado. 

O mestrado é ofertado na modalidade semipresencial, ministrado pela rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e coordenado por um Comitê Gestor e pela Comissão Acadêmica Nacional.As instituições que integram a rede nacional do ProfEPT são denominados de Instituições Associadas - IAs e são responsáveis, através de suas Coordenações Acadêmicas Locais, por toda a gestão local do ProfEPT, conforme seu regulamento. 

As disciplinas obrigatórias que compõem o currículo do mestrado serão ofertadas na modalidade presencial, com carga horária de até 30% a distância. As demais atividades do curso poderão ter oferta presencial ou a distância, de acordo com a autonomia de cada uma das IAs que compõem a rede. 

A conclusão do mestrado está condicionada a apresentação e entrega de um Produto Educacional voltado para o ensino na Educação Profissional e Tecnológica, conforme definição da área de Ensino da CAPES, e sua defesa em uma banca composta por, pelo menos, três docentes, ao final do curso. 

Link do credenciamento

registrado em: ,