Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal e CREA-AL fazem parceria para apoiar recuperação de cidade atingida por enchente

Comitiva visitou a cidade de Quebranqulo na última terça-feira (12/07)

por Bruno de Oliveira Andrade publicado: 14/07/2022 15h30, última modificação: 14/07/2022 16h42
Exibir carrossel de imagens
  • "> Comitiva do Ifal visita município de Quebrangulo, atingido por enchente nas últimas semanas

Uma comitiva do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) realizou, na última terça-feira (12/07), uma visita técnica ao município de Quebrangulo, um dos mais prejudicados pelas enchentes no estado de Alagoas decorrentes das fortes chuvas registradas nas últimas semanas. Em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (CREA-AL), o Ifal deverá fazer parte de um conjunto de instituições que irão dar suporte ao governo municipal de Quebrangulo na busca por alternativas de reconstrução da infraestrutura da cidade nos próximos meses.

A comitiva do Ifal visitou alguns pontos do município mais atingidos pela cheia do Rio Paraíba, que atingiu cerca de 50% da cidade. Ao todo, 524 casas foram atingidas pela enchente do Paraíba, deixando cerca de 2.800 famílias desabrigadas temporariamente em Quebrangulo. A perspectiva é que a comunidade acadêmica do Campus Palmeira dos Índios do Ifal, sobretudo dos cursos de Engenharia Civil, Técnico em Edificações, Técnico em Eletrotécnica, entre outros, possam colaborar na construção de projetos estruturantes que fortaleçam a segurança hídrica em Quebrangulo.

“Nesse momento a nossa instituição não pode se retrair. Ela precisa sair dos muros, trazer o que tem de melhor, os estudantes, os professores, apoiar a questão social do ponto de vista acadêmico, para que possamos ajudar as pessoas da cidade de Quebrangulo”, ressaltou o professor, diretor geral do Campus Palmeira dos Índios do Ifal.

Segundo o professor Roberto Fernandes, há uma grande presença de estudantes de Quebrangulo entre os discentes do Campus Palmeira dos Índios. São enviados diariamente pelo município três ônibus com alunos que estudam no campus do Ifal, distante 27 quilômetros da sede da cidade.

“É um momento de muita comoção, todo mundo quer ajudar. Vamos marcar uma reunião com representantes da Prefeitura para que possamos construir as diretrizes das ações a serem desenvolvidas por nossos professores e alunos. É hora de somar forças”, enfatizou Roberto Fernando.

De acordo com a presidente do CREA-AL, Rosa Maria Barros Tenório, a atuação das instituições em Quebrangulo deverá se dar em duas frentes. A primeira será a de colaborar com a construção de projetos estruturantes para a reconstrução da cidade e de prevenção contra futuras enchentes. Além disso, haverá um trabalho de longo prazo no sentido fomentar a consolidação de comitês interinstitucionais de gestão hídrica, para o planejamento e execução de ações voltadas a uma gestão mais ampla das bacias hidrográficas que afetam a região, seja no sentido de evitar o problema das enchentes, seja para atenuar os impactos da seca que também afligem a região.

Além do CREA-AL e do Ifal, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) também está comprometida em fazer parte dessas iniciativas.

“Entendemos que juntando essas forças, essa capacidade técnica, possamos minimizar um pouco o sofrimento do povo de Quebrangulo e ajudar os gestores do município”, ressaltou Rosa Tenório.

De início, devem ser realizados trabalhos de levantamento de informações e dados para composição de projetos estruturantes. Nesse sentido, a participação de estudantes do Ifal e da Ufal, sob a supervisão de professores da área e a coordenação geral do CREA-AL, contribuirá para acelerar o envio de informações e demandas para as defesas civis estadual e federal, além de ajudar ao município na busca por recursos para a execução de obras de maior porte contra as enchentes.

Presente à ocasião, o reitor do Ifal, professor Carlos Guedes, ressaltou o compromisso do Instituto com a busca por melhorias da qualidade de vida do povo alagoano. "Presente em 15 municípios do estado e contando com 16 campi, o Ifal buscará dar a sua contribuição na minimização dos impactos causados pelas enchentes, bem como estará comprometido com o desenvolvimento de projetos de longo prazo voltados à gestão dos recursos hídricos em Alagoas", afirmou o reitor.

Participaram da visita técnica a Quebrangulo professores e gestores do Ifal, uma comissão do CREA-AL, que foram recebidos por representantes do poder público municipal.